Em Contagem, uma casa só para caminhões

0

Luciano Alves Pereira

A Ford virou o mês de setembro com um importante registro em sua história de fabricante de caminhões no Brasil, com a inauguração, no início do mês, em Contagem (MG), da Forlan Caminhões, que vai atender 70 municípios, inclusive a região metropolitana de Belo Horizonte. A festa põe fim a uma longa novela, recheada de demoradas decisões judiciais, e que impedia a Ford de ter uma revenda exclusiva para caminhões na região. Oswaldo Jardim, diretor de Operações da montadora, fez agradecimentos à solidária parceria do Grupo Jorlan, de Goiânia, dona da Forlan – seu quinto negócio em Minas.

O imóvel onde foi aberta a nova concessionária esteve alugado pelo grupo por mais de três anos, permanecendo a maior parte do tempo fechado. Mas a localização é perfeita para um distribuidor de caminhões – no km 2 da Fernão Dias (oficial: km 470) – especialmente diante da expectativa da entrada da linha de vans Transit em 2009.

Armando Bulgari, diretor da Forlan Caminhões; Oswaldo Jardim, diretor da Ford Caminhões; Antônio Carlos Machado e Silva, vice-presidente do Grupo Jorlan; Marcos de Oliveira, presidente da Ford; Luís Fernando Machado e Silva, vice-presidente do Grupo Jorlan; Cláudio Terciano, da Ford Caminhões; Orlando Carlos da Silva Júnior, vice-presidente Grupo Jorlan; e Sílvio Fedele, da Ford Caminhões

O vice-presidente do Grupo Jorlan, Antônio Carlos Machado, não tem queixas. Ao contrário: disse que pretende abrir uma segunda concessionária exclusiva de caminhões na região, “lá pela zona Norte de Belo Horizonte”.

REFUNDAR – A Forlan – mistura de Ford com Jorlan – conta com área de 25 mil m2, sendo 5 mil m2 construídos. Seu diretor, Armando Bulgari Filho, informou que foram investidos R$ 3 milhões na abertura do negócio e que sua meta é “comercializar 30 caminhões por mês”. Com isso, espera elevar os produtos Ford dos atuais 9,5% de participação no mercado mineiro para perto dos 19%, índice nacional.

Pelo que disse, “será preciso refundar a Ford Caminhões na área operacional”. Experiência ele tem: deu seus primeiros passos como profissional dentro da antiga Retífica Amparense, de Amparo (SP), fundada pelo avô. Confia também nos seus dez anos de Scania, para dizer que pretende “reforçar o jeito de atuar da Ford, especialmente no pós-venda”.

Está em seus planos a montagem de completo truck center na Forlan. Como novidade, contará com o Insite, analisador avançado para motores eletrônicos. A ferramenta lhe possibilitará a montagem de posto de assistência da bandeira Cummins. Bulgari também promete “transformar o andar superior da Forlan em centro de treinamento para motoristas, gestores e diretores de empresas de transporte”, com palestras sobre gerenciamento e controle de frotas, custos operacionais, logística e direção econômica.

Compartilhar

Deixe um comentário