Novo FH europeu tem 700 cv

0

Na primeira semana de 2009, a Volvo apresentou na Europa “o caminhão mais potente do mundo”, o FH 16, de 700 cv. Vem com o motor D16G, de 16,1 litros, que rende fartos 3.150 Nm de torque máximo e tem seis cilindros em linha, deslocando, cada um, 2,66 litros.

Por concepção, o D16G se contém no básico, ou seja, turbo e intercooler, além das unidades injetoras. Nada de turbocompound nem TGV (turbo de geometria variável). Diz a Volvo que a sua engenharia concentrou-se no “reprojeto dos pistões e otimização da combustão”.

O conjunto pesa mais de 1.300 kg, ou cerca de 30% acima do D13A, que equipa o nosso FH 520 e compõe uma família de mais duas variantes, de 600 cv e 540 cv. Importados do novo modelo já estão rodando nas mãos de clientes nacionais, visando o abrasileiramento do produto. Pela conversa em voga, o futuro FH16, de Curitiba, terá 660 cv, se vier com o motor G16E, lançado em 2006, com torque máximo de 3.100 Nm. No entanto, a partir deste ano, a série G dispõe, como opção, da variante de 600 cv e 2.800 Nm. Na próxima Fenatran, a dúvida será esclarecida. (Luciano Alves Pereira)

Compartilhar

Deixe um comentário