Juros do Procaminhoneiro caem para 4,5%

0

O BNDES anunciou que os juros do programa Procaminhoneiro caíram de uma taxa média de 13,5% para 4,5% fixos. É uma redução de 67%. A medida vale até o final do ano e integra o pacote para aquisição de bens de capital lançado pelo banco no início de julho. No Finame para caminhão e ônibus, também houve queda dos juros, mas os números são diferentes – de 10,25% em média para 7%.

O Procaminhoneiro, lançado em 2006 para financiar a aquisição de caminhões, chassis e carrocerias de caminhões novos e usados produzidos no Brasil, tem orçamento de R$ 1 bilhão. Já foram aprovados, segundo o BNDES, R$ 773 milhões, e realizadas 5.200 operações.

O prazo de financiamento do Procaminhoneiro foi ampliado de 84 para 96 meses e será possível financiar caminhões com até 15 anos de uso – na regra anterior, o limite era de oito anos de uso.

Outra mudança aprovada pelo BNDES é a possibilidade de utilização do Fundo Garantidor de Investimento (FGI) para garantir operações para os transportadores autônomos. A iniciativa visa facilitar o acesso dos caminhoneiros ao crédito nas 21 instituições financeiras repassadoras dos recursos do programa.

Compartilhar

Deixe um comentário