Programa Despoluir é adotado pela Jaloto

0

Empresa de Maringá é a primeira do Paraná a aderir: emissões de seus 200 caminhões serão aferidas regularmente

A Jaloto Transportes, de Maringá, é a primeira empresa paranaense a ter sua frota de 200 caminhões aferida pelo programa Despoluir, que controla a emissão de gás carbônico e outros gases gerados por veículos movidos a diesel.

Os proprietários Joel e Célia Jaloto comemoram a conquista

Em março, a empresa promoveu um jantar com lideranças e ambientalistas para comunicar e comemorar seu ingresso no programa. Na ocasião, houve uma apresentação da Caravana Ecológica (www.caravanaecologica.com.br), projeto teatral e de conscientização da revista Carga Pesada que tem patrocínio do Ministério da Cultura e da Volvo.

Especializada no transporte de granéis líquidos, a Jaloto também tem a certificação Sassmaq – Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade – desenvolvida pela Associação Brasileira das Indústrias Químicas (Abiquim).

AFERIÇÃO – O programa Despoluir é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e consiste na aferição periódica das emissões dos veículos com um equipamento denominado opacímetro. Se as emissões estiverem dentro de certos parâmetros, o veículo recebe o selo Despoluir. Caso contrário, o motorista ou o responsável pelo transporte é orientado a adotar as providências necessárias para regularizar a situação.

No Paraná, a iniciativa tem o apoio da Federação das Transportadoras de Cargas do Paraná (Fetranspar) e, em Maringá, a coordenação é do Sindicato das Empresas Transportadoras de Cargas de Maringá (Setcamar).

Para mais informações sobre o projeto, o telefone do Setcamar é (44) 3225-3781, e o site, www.setcamar.org.br.

Compartilhar

Deixe um comentário