A maior frota do Espírito Santo

0

“Muitos trabalhadores rurais da região deixaram a roça para fazer negócios com caminhão”, informa Vansionir Paganini, 53 anos, sócio da Transportadora Jolivan, ele próprio um exemplo de ex-agricultor que foi viver do transporte e hoje está à frente da maior frota de caminhões do Espírito Santo.

Vansionir conta que um irmão mais velho comprou o primeiro caminhão com o dinheiro da venda de um lote de burros. Era um Ford 58. Depois adquiriu um LP 321 e envolveu os irmãos no negócio. “Começamos puxando açúcar e boi na década de 1970 e, mais tarde, cimento”, comenta.

A Jolivan ontem e hoje: o negócio cresceu…

Em 1982, os irmãos começaram a comprar carretas para levar madeira e o negócio não parou mais de crescer. Atualmente, a Jolivan transporta principalmente produtos para indústrias siderúrgicas, como aço e ferro, papel e celulose, e produtos de higiene e limpeza. Entre seus clientes estão Unilever, Bombril, BelgoMineira, Suzano e Gerdau.

A Jolivan tem mais de 800 caminhões de diferentes tipos, como bitrens, tanques, truck convencional e sider, baú e outros. Com 25 filiais, a empresa tem mil funcionários. “O interessante é que o negócio com caminhão em Iconha cresceu sem termos sequer um embarcador no município. Tudo o que transportamos está em outras re­giões”, comenta Vansionir.

Além da tradição familiar, o empresário credita o sucesso da transportadora ao fato de a BR-101 cruzar Iconha. “Ela é que nos permitiu expandir nossos negócios”, afirmou.

Compartilhar

Deixe um comentário