Presidente da Volvo vai para a estrada

0

Roger Alm foi ver de perto qual é o cotidiano dos caminhoneiros. Passou um dia na BR-153, viajou de Goiânia a Itumbiara e até dormiu num Volvo FH 480

Dilene Antonucci

A convite do jornalista Pedro Trucão, dos programas Globo Estrada (Rádio Globo) e Pé na Estrada (Rede TV), o presidente da Volvo, Roger Alm, fez no dia 10 de junho uma viagem num Volvo FH 480 pela BR-153, no trecho de Goiânia a Itumbiara (211 km), para conhecer a rotina dos caminhoneiros.

Roger Alm ouve o caminhoneiro Pedro Luis Boaretto, de Americana (SP), que estava há quatro dias esperando carga

A primeira parada, pela manhã, aconteceu no Posto Aparecidão, em Aparecida de Goiânia, um dos maiores da região. O almoço foi em Goiatuba, no Posto Alvorada, e a viagem terminou no Posto Décio, a parada que mais vende diesel no Brasil, em Itumbiara, onde o presidente pernoitou na boleia do caminhão.

Com a ajuda de um tradutor (ele está há pouco no Brasil), Alm disse que sua grande motivação foi sentir de perto como vivem os caminhoneiros: “O caminhão é a casa dos motoristas nas estradas. Ouvindo suas opiniões e vendo como trabalham, vamos fazer um caminhão cada vez melhor e mais seguro”, comentou.

No contato com os motoristas, o presidente da Volvo ouviu muitos pedidos sobre oportunidades de treinamento. Outros lhe perguntaram sobre como serão os caminhões no futuro. Interessado em adquirir um Volvo para operar nas lavouras de cana, um caminhoneiro quis saber se a caixa automatizada vai bem nessa aplicação. Ouviu como resposta que 70% dos caminhões vendidos pela marca vêm equipados com a caixa I-Shift, que, por ser automatizada, também permite a operação manual.

Alm quis saber como os postos atendem os caminhoneiros e como funciona a contratação de fretes nas estradas. Conversou com um grupo de autônomos de São Paulo que esperava havia quatro dias no pátio do posto por um frete que oferecesse boa remuneração. E com outro que foi obrigado a tocar 12 horas seguidas para cumprir horário de entrega.

Roger Alm faz o check-list no FH 480 antes de pegar a estrada. Abaixo, desengatando o cavalo

A viagem foi também uma boa oportunidade de ver como se comporta o FH 480 equipado com caixa automatizada I-Shift, suspensão pneumática, sensor de faixa, distância e chuva, proteção anti-spray, cabine L2H3 XL com 2,89 metros de altura interna, equipada com TV LCD e DVD, bancos giratórios e cama dupla.

O jornalista Pedro Trucão disse esperar que a disposição demonstrada por Roger Alm, de ir sentir, por si mesmo, como é a vida dos que usam os produtos fabricados por sua companhia, estimule outros executivos a fazerem o mesmo.

Para Trucão, no entanto, a BR-153 duplicada já está bem acima do padrão médio das nossas estradas. “Na próxima, precisamos pegar um trecho que represente melhor a verdadeira condição das estradas brasileiras”, disse ele.

Já alguns caminhoneiros diziam: “Quem tinha que vir ver como nós vivemos são a presidente, o ministro, os deputados, os governadores…”

O programa de TV Pé na Estrada vai ao ar todo domingo às 9h30 pela Rede TV e todo sábado às 17h pela TV Aparecida.

Compartilhar

Deixe um comentário