Pão com linguiça volta ao Viaduto das Almas

0

A Lanchonete Belvedere abriu em novo local, mas o dono é o antigo e a linguiça é a que faz sucesso há 40 anos

Luciano Alves Pereira

O apreciado pão com linguiça caseira da Lanchonete Belvedere, na BR-040, próximo ao Viaduto da Almas, voltou à estrada, a pequena distância do local anterior. O dono é o mesmo, Inácio Santana. Ele foi pioneiro na então BR-3, a histórica ligação de Belo Horizonte com Juiz de Fora (MG) e Rio.

Santana foi testemunha ocular da inauguração da BR-3, em 1° de fevereiro de 1957. Era criança. Viu muito acidente grave no Viaduto das Almas. Começou como garçom num restaurante que existia ali, construído pelo DNER mas explorado por terceiros. Havia ali também o Posto Belvedere, de bandeira Esso.

A nova Lanchonete Belvedere está de portas abertas no km 590 da BR-040

Em 1968, alugou o cubículo anexo ao restaurante e abriu a lanchonete. Seu pão com linguiça tornou-se parada obrigatória e em pouco tempo já comprava o próprio posto. Em 2006 ficou só com a lanchonete e acompanhou a novela da construção do novo viaduto, que ficou pronto em 2010, desviando a estrada. Santana já tinha comprado uma área a menos de 2 km dali, do mesmo lado.

A nova Lanchonete Belvedere tem 12 mil m² de área pavimentada e 1.200 m² de construção. Um parceiro vai construir em breve um posto de combustíveis ao lado.

Casa Randon muda de endereço

Em 1988, Laércio Amaral e Rui Meneghetti vieram do Paraná para assumir a filial de Contagem (MG) da Randon. Ficava no bairro Santa Maria, em imóvel alugado, não muito longe da Fernão Dias. Em quase 25 anos, os forasteiros deixaram de ser funcionários, passando a concessionários da fábrica gaúcha de implementos rodoviários. Com o nome de Centro-Oeste Implementos, seu movimento dobrava de cinco em cinco anos e as instalações ficaram apertadas.

A nova Centro-Oeste Implementos: inauguração em janeiro

O caminho natural foi, primeiro, dispor de instalações próprias e amplas para dar conta do volume de negócios atual e do projetado para o futuro. Antes do enlouquecimento dos preços do metro quadrado às margens da Fernão Dias, a Centro-Oeste comprou o último descampado à beira-via e ali foi construída uma bela casa nova. Fica no município de Betim, no km 488 da pista sentido Belo Horizonte (Norte). A referência pra facilitar a localização é a indústria Ritz, que está no endereço há décadas. A festança de inauguração ocorrerá em janeiro, com a presença prevista da personalidade rodoplena de Raul Randon. (Luciano Alves Pereira)

Compartilhar

Deixe um comentário