CARGA INDIVISÍVEL: Curso obrigatório ainda não é ofertado em todo o País

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Guto Rocha

 

Em abril de 2014, segundo a resolução 455, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), passa a ser obrigatório o curso de especialização para os condutores de veículos de carga indivisível. A descrição do curso, de 50 horas, está numa outra resolução do órgão, a 285. O problema é que o treinamento tem de ser feito no Estado onde o motorista tem sua carteira de habilitação (CNH) registrada. E não é em todo Estado que existe instituição homologada para oferecer o curso.

O diretor da Transmagno Transportes Rodoviários, de Macaé (RJ),  Paulo Paranhos, afirma que a empresa está atenta à exigência do curso, mas não há instituição que o esteja disponibilizando no Rio. Ele precisa treinar 300 motoristas. “Estamos em contato com diversas instituições credenciadas junto ao Detran-RJ para contratar turmas fechadas para nossos motoristas, mas não existe nenhum curso homologado no Estado”, afirma. Para ele, o Contran terá de adiar o prazo.

Paranhos teme que o não cumprimento da exigência, prevista inicialmente na resolução 168, possa prejudicar seus negócios. “Desenvolvemos nossas atividades atendendo todas as exigências legais e somos auditados em todos os quesitos por nossos clientes. O não cumprimento de qualquer item legal com certeza poderá prejudicar nossa empresa, que pode até ser desqualificada em um processo licitatório”, aponta.

indivisivel

De acordo com a assessoria de imprensa, o Detran fluminense vem se preparando para a homologação do curso especializado para transportadores de cargas indivisíveis. “O Detran está  editando uma nova portaria que prevê o credenciamento do Sistema S (Sest/Senat) para o ministrar o curso”, diz a assessoria, por e-mail. No entanto, não foi informado o prazo para isso.

Com uma carga horária de 50 horas, o curso de atualização em cargas indivisíveis só pode ser realizado no Estado onde a carteira de habilitação (CNH) do motorista está registrada. De acordo com a Assessora Técnica da Coordenadoria de Qualificação Humana no Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Rita Cunha, a resolução possibilita que ele seja realizado a distância.

No entanto, no Estado de São Paulo, segundo a assessoria de imprensa do Detran-SP, a modalidade a distância não é ofertada. O curso, segundo o Detran paulista, é oferecido em 25 unidades da rede Sest/Senat, no interior e na Capital. “Além de outras unidades do Sest/Senat, qualquer instituição de ensino de trânsito que atenda aos requisitos estabelecidos pelo Contran poderá se credenciar para ofertar o curso no Estado”, informa o Detran-SP.

No Paraná, segundo o coordenador de Habilitação do Detran-PR, Larson Orlando, também não há instituições que ofereçam o curso na modalidade de ensino a distância.  Orlando observa que o curso é ofertado pelas unidades do Sest/Senat  e por outras sete empresas credenciadas pelo órgão paranaense. No Estado do Espírito Santo, também não há oferta do curso a distância. Segundo o Diretor-Geral do Detran-ES, Carlos Lopes, Os motoristas capixabas podem fazer o curso em 22 instituições credenciadas pelo Detran,  entre unidades do Sest/Senat, Senai e entidades particulares, no interior do Estado e na capital, Vitória.

A Revista Carga Pesada tentou ouvir a Polícia Rodoviária Federal, na sua sede em Brasília, para saber como será feita a fiscalização a partir de abril. No entanto, após várias tentativas, por telefone e por e-mail, a reportagem não obteve respostas.

 

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9 Comentários

  1. oque podemos fazer para melhorar se quem faz as normas não anda de carreta e de avião.
    como pode fazer leis se nunca forão motorista de carga pessada.
    se aroupa que veste nos transporta se acomida que eles comem nos transporta se o combustivel ou querosene para os aviões nos transporta,este pais e de transporte.
    infelismente a classe de motorista não quer enchergar um passo a frente vive caindo no buraco.
    tem tanta forsa e não sabe usar para que este pais possa ter um futuro melhor para seus netos e bisnetos todos vamos sofrer com isto no futuro prossimo.
    poristo esta escrito na santa biblia nos ensinamento que e mais facio passar um camelo no furo traseiro de uma agulha do que um rico ganhar o reino do seú pois tudo que tem elé quer mais munca esta satisfeiro aida bem que o dinheiro não compra deus.

  2. é incrível como o CONTRAN , torna um curso obrigatório e que só pode ser feito no local de origem da carteira ; ou eles são doido ou toma decisões sem pensar ? porque pense no motorista que trabalha em são paulo há muitos anos e sua carteira de origem é no rio grande do norte ? quanta idiotice ,porque também o sest /senat daqui do rio grande do norte ´só beneficia motorista de onibús , se vc é autonomo ;tá lascado ! pq tem que pagar pelo curso o valor de quase toda turma que vem das empresa de onibús .

  3. jose de paula souza em..

    e um absurdo que o detran faz se a cnh e a nivel nacional nao interessa onde o motorista tenha a residencia o importante que ele seja habilitado e este servi para os cursos

  4. de acordo com a resolução 168 CONTRAN,é obrigatório o porte do certificado (original) de aprovação no curso de especialização,sendo assim,o curso pode ser feito em outro estado e apresentado a fiscalização até que seja inserido na CNH.

  5. TODO O TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO SÃO BEM VINDOS, TANTO PARA OS PROFISSIONAIS, COMO PARA OS MOTORISTAS PARTICULAR, PARA QUE DIMINUA A QUANTIDADE DE ACIDENTES EM TODO O PAIS, LEMBRANDO QUE PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES CITADAS TEVE SER PROGRAMADA E COM ESTRUTURA ADEQUADA.

  6. Paulo de tarcio fernandes soares em..

    Boa tarde meu nome e Paulo de tarcio para mim e novidade quero muito fazer este curso pois e de muita importancia pra minha area moro em itaituba para alguem pode indicar um lugar mais proximo?grato um abraco a todos.

  7. Francisco de Assis Moreira em..

    Estou fazendo o curso e estou gostando como profissional porém acho que deveria ser incluído no mopp para não gerar dois custos para o motorista uma classe que ganha pouco e desfavorecida.

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