Ford vai fabricar caminhão 8×2

0

Empresa também terá nova linha com caixa automatizada e comemora ampliação de participação no mercado de leves e semileves

Nelson Bortolin

Um caminhão 8×2 e uma linha completa de caminhões com câmbio automatiza-do são as novidades anunciadas no início de junho pela Ford, em evento comemorativo da produção do caminhão nº 400.000 na fábrica de São Bernardo, que foi inaugurada em 2001. E a montadora diz que apresentará outras quatro novidades ainda neste ano.

21

O Cargo 2429, que terá versão 8×2

João Pimentel, novo diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul, contou que o Cargo 2429 será o veículo que ganhará versão 8×2, e chegará às concessionárias no terceiro ou quarto trimestre. “Será um caminhão para atender desde o segmento boiadeiro até a distribuição de bebidas”, afirma.

20

João Pimentel é o novo diretor de operações da Ford Caminhões

Em relação às caixas automatizadas, Pimentel disse que elas serão introduzidas não apenas num modelo, mas numa linha completa, começando pelos segmentos pesado e extrapesado. “Depois teremos nos leves”, ressalta o diretor.

A montadora não deu pistas sobre as outras quatro novidades que promete lançar ainda neste ano. O presidente da Ford América do Sul, Steven Armstrong, limitou-se a dizer que “estamos desenvolvendo novos produtos agora para estarmos prontos quando a economia voltar a deslanchar”.

Durante a coletiva de imprensa, os diretores da Ford procuraram demonstrar otimismo. O gerente nacional de Vendas e Marketing, Antônio Baltar, admitiu que a indústria de caminhões passa por uma situação difícil no Brasil, mas disse que a Ford acertou em investir em produtos de diversos segmentos. Com isso, a retração de vendas para a Ford está em 15% este ano, enquanto o conjunto do mercado de caminhões encolheu 42%, número que se deve, principalmente, à queda das vendas dos veículos pesados e extrapesados. “Nossa participação no mercado era de 16% ao final do ano passado e passou para 18,9% em maio deste ano”, informou.

O avanço da participação ocorreu principalmente nos segmentos de caminhões semileves e leves, nos quais a Ford está na liderança este ano. Nos leves, a montadora está com 31,3% das vendas, com seus três modelos: Cargo 816, Cargo 1119 e F-4000.

Para alavancar as vendas, a Ford lançou uma linha de financiamento (CDC) com juros subsidiados. A linha, segundo Baltar, já está disponível nas 140 concessionárias espalhadas pelo País. Os juros são de 0,99% ao mês, enquanto os bancos de varejo cobram em média 1,2%. “Fizemos essa oferta para atender as pessoas físicas que não são elegíveis para o Finame”, conta.

Compartilhar

Deixe um comentário