Brasileiros na final da Volvo

0

Equipes de três concessionárias irão à disputa do VISTA com equipes de todo o mundo, em junho, na Suécia

Três equipes do Brasil, uma do Peru e uma do Uruguai venceram a semifinal, em Curitiba, e vão participar da final do VISTA, competição mundial de profissionais de pós-venda de caminhões e ônibus da Volvo. A final, entre 32 equipes de todo o mundo, está marcada para junho, em Gotemburgo, na Suécia.

12

Comemoração dos vencedores das provas realizadas em 4 e 5 de abril

A prova de abril foi realizada no CDC (Centro de Desenvolvimento de Competências) do complexo industrial da Volvo, na capital paranaense. As equipes vencedoras foram “VTT”, da Dipesul; “Suicide Squad”, da Auto Sueco SP; “TEC-Invista”, da concessionária Suécia; “Suécia Próxima Parada”, do Peru; e “La Celeste”, do Uruguai.

Participaram 29 equipes, do Brasil e de outros nove países do continente. Antes da prova prática, houve três etapas teóricas, realizadas desde setembro de 2015.

“O VISTA é uma parte importante de nosso esforço para atingir a mais alta qualidade em serviços oferecidos aos clientes”, observa Carlos Pacheco, diretor de Desenvolvimento de Concessionárias do Grupo Volvo América Latina.

01-carlos-pacheco

Carlos Pacheco: em busca da mais alta qualidade em serviços

Antônio Cirino, da equipe TEC-Invista, da concessionária Suécia, se declarou “emocionado” com o resultado.
Ele considera que, de fato, essa participação obriga a equipe a aprimorar conhecimentos. “Crescemos muito desde que começamos a participar do VISTA.” Na prova prática, as equipes tinham meia hora para encontrar e solucionar os problemas que são comuns no dia a dia na concessionária.

O VISTA (Volvo International Service Training Award) é o maior programa de treinamento de seu gênero no mundo. O Brasil é o país com o maior número de participantes, 2.237, seguido pela Rússia, com 1.393. O VISTA começou em 1957 como uma competição nacional na Suécia, sede do Grupo Volvo. Em 1977 tornou-se global. Na edição passada, uma equipe finlandesa ficou em primeiro lugar. O melhor resultado já conquistado por equipes brasileiras foi o 10º lugar da Treviso, de Betim (MG), em 2013.

02-karen-wasman

Karen Wasman, gerente do CDC da Volvo: antecipar necessidades

TREINAMENTO – O Centro de Desenvolvimento de Competências da Volvo em Curitiba utiliza a metodologia “Train the Trainer” (Treinar o Instrutor) para capacitar profissionais técnicos e de vendas da rede de concessionários. “Procuramos antecipar necessidades de aprendizagem do pessoal que representa a marca e estar mais próximos dos transportadores de cargas e de passageiros”, declara Karen Wasman, gerente do CDC de caminhões e ônibus.

Além das salas de aula comuns, o CDC tem sete salas para treinamento específico em chassi, eletricidade, transmissão e motor. Tem ainda simuladores e garagens para aulas práticas e para exposição de veículos e outras estruturas. A formação dos técnicos tem duração de 420 horas, o equivalente a um curso de especialização.

Compartilhar

Deixe um comentário