Parabéns aos caminhoneiros pelo seu dia

0

O dia 30 de junho foi instituído como o Dia do Caminhoneiro em 1986, no Estado de São Paulo, pelo governador Franco Montoro. Mas muitos caminhoneiros, de todo o Brasil, estão comemorando a data de hoje pelas redes sociais.

Foto enviada pelo caminhoneiro Eliardo Locatelli, vencedor do concurso de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil de 2014, promovido pela Scania

Foto enviada pelo caminhoneiro Eliardo Locatelli, vencedor do concurso de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil de 2014, promovido pela Scania

Mas existem outras datas comemorativas para a categoria. Dia 25 de julho é o Dia de São Cristóvão quando são realizadas várias festas e feiras pelo Brasil, inclusive as grandes festas da Via Dutra, a principal rodovia do País.

Diz a história que Cristóvão era um homem forte e robusto, que estava em busca de servir ao mais poderoso de todos os homens. Quando descobriu que este homem era Jesus, converteu-se e passou a morar na margem de um rio, onde ajudava pessoas a atravessá-lo de uma margem a outra. Um dia ele transportou um menino em seus ombros, que ficava mais pesado a cada passo. Quando Cristóvão reclamou que parecia que carregava o mundo nas costas, o menino falou: “Não carregas o mundo, carregas seu criador. Sou Jesus, aquele a quem serves”. Por isso São Cristóvão é tido como o padroeiro dos motoristas e caminhoneiros. Esta data existe desde o século XV, sendo a mais antiga e mais lembrada pelos estradeiros.

E existe  ainda uma terceira data comemorativa: em 2009 o presidente em exercício José Alencar institui o dia 16 de setembro como Dia Nacional do Caminhoneiro.

Para nós, da Revista Carga Pesada, entretanto, todos os dias são dias dos caminhoneiros e caminhoneiras. Desde que a revista foi lançada há 31 anos temos nos empenhado em ser um canal de comunicação comprometido com os principais temas ligados a esta profissão essencial para a economia de qualquer País.

Por isso, aproveitamos o dia de hoje para cumprimentar caminhoneiros e caminhoneiras que transportam praticamente tudo que consumimos.  E aproveitar para renovar nosso compromisso de continuar levando informação de qualidade para estes profissionais.

Assista abaixo ao vídeo produzido pela Iveco em homenagem aos caminhoneiros:

Compartilhar

Deixe um comentário