Lontano investe no bem-estar do motorista

0

O importante é investir no bem-estar do motorista. É nisso que acredita o empresário Airton Dall’Agnol, proprietário da Transportadora Lontano, que tem sede em Campo Grande, filiais em vários Estados e uma frota de 370 caminhões. A Carga Pesada conversou com ele em Rondonópolis.

Na sede da empresa na cidade mato-grossense, numa área de 50 mil metros quadrados, os motoristas contam com duas áreas amplas para estacionar com segurança, salas com ar-condicionado e frigobar para descanso e banheiros masculinos e femininos sempre limpos. Ainda dispõem de máquina de lavar roupa, varal e um local próprio para fazerem refeições.

“Hoje se fala muito em bem-estar, e nós temos procurado oferecer o melhor para os motoristas, que trabalham no sol, na chuva, na lama. Queremos que se sintam pessoas realizadas na empresa”, afirma o empresário. Para Airton, os colaboradores são seu segundo patrimônio – depois de sua família. “São eles que tocam a empresa.”

Éder costuma viajar com a esposa e os filhos no Actros 2651 atrelado a um rodotrem de nove eixos e 25 metros

Por sua vez, motoristas como o Éder, com quem viajamos, aprovam a política de recursos humanos da empresa: “Minha intenção é ficar aqui, enquanto eles estiverem satisfeitos com o meu trabalho”. Éder costuma viajar com a esposa Elane e os filhos, outra condição que a Lontano procura estimular. Na visão de Airton Dall’Agnol, se a família estiver a bordo, o motorista vai pensar duas vezes antes de fazer uma ultrapassagem arriscada: “Com a família junto, nós acreditamos que o motorista cuida mais de sua ferramenta de trabalho, que é o caminhão”, argumenta.

O empresário reconhece que, em caso de acidente com a família na boleia, o ônus recai sobre a empresa. “Mas prefiro correr esse risco, dando um pouco mais de conforto para o motorista” – um conforto que ele defende que seja preocupação também das montadoras ao projetar os caminhões. “A Mercedes evoluiu muito em alguns itens como cabine, espaço”, afirma. “Uma nova conquista é a geladeira na cabine. Existe projeto para o caminhão sair com televisão”, conta.

O gerente operacional da Lontano, Honório Alberto, reforça as palavras do chefe quanto ao empenho pelo bem-estar do funcionário. “Damos todo suporte necessário para que ele se sinta em casa.” Segundo Honório, esse é o segredo do sucesso da transportadora.

Compartilhar

Deixe um comentário