TRANSPORTE DE VALORES: Mercedes faz bitrenzão blindado

0

RALFO FURTADO

O espaço para carga desses caminhões chega a 175 metros cúbicos, com PBTC de 74 toneladas. São os maiores blindados da América Latina, e a Prosegur, líder no transporte de valores, acaba de comprar sete Se a venda de caminhões novos encolheu de novo este ano – 17% a menos que em 2016 – por outro lado a questão da segurança no transporte de cargas valiosas trouxe atenção para um nicho de mercado que não sofre sobressaltos: a produção de caminhões blindados, que mantém a média de 250 a 300 veículos por ano desde 2010.

A transportadora líder do setor, a Prosegur, acaba de adquirir sete caminhões Axor 2644 8×4 blindados feitos pela Mercedes-Benz especialmente para ela. Eles podem tracionar semirreboques como o bitrenzão (dez eixos), capaz de levar cargas de 175 metros cúbicos (100 no primeiro semirreboque e 75 no segundo), com até 74 toneladas de PBTC. Trata-se do maior caminhão blindado da América Lati na. A escolha da Prosegur “demonstra a versatilidade de aplicação do Axor, modelo que tem baixo custo de manutenção”, segundo Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Você pode estar se perguntando: que ti po de carga requer quatro toneladas de blindagem? Entre os principais, estão eletroeletrônicos, medicamentos, joias e até ingressos para espetáculos e competições esportivas, produtos e mercadorias de alto valor agregado. Segundo Rubens Carbonari, diretor da Prosegur, o bitrenzão dispensa escolta. O motorista viaja com três seguranças armados numa cabine com blindagem nível 3. O veículo é rastreado 24 horas, inclusive com imagem, e as operações de atrelamento e desatrelamento têm acionamento remoto. Isso reduz o valor do seguro da carga.

O diretor conta que a Prosegur está investindo R$ 5 milhões na ampliação da frota e em outras soluções para o transporte de mercadorias com alto valor agregado. “O Axor 2644 se encaixou como uma luva. É versátil e potente. Fizemos comparativos e ele se destacou em capacidade de carga e qualidade técnica”, diz. Nada menos que 96% da frota de 1.650 veículos da Prosegur são Mercedes-Benz, a grande maioria carros-fortes.

Compartilhar

Deixe um comentário