Volvo debate o futuro do transporte em fórum da SAE BRASIL

0

Roberson Oliveira participará do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, no Teatro Positivo, em Curitiba, dias 22 e 23 de agosto
Debater o futuro do transporte comercial no mundo é foco da apresentação de Roberson Oliveira, gerente de Projetos de Pesquisa e Engenharia Avançada do Grupo Volvo América Latina. O executivo é um dos participantes do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, que será realizado no Teatro Positivo, em Curitiba/ PR, nos dias 22 e 23 de agosto.

Na palestra, Oliveira apresentará rotas para solução de transporte integrada e eficiente, aliada à conectividade entre veículos e infraestruturas inteligentes (V2I2V). “Vislumbramos um trânsito energeticamente mais eficiente, com menos poluição e, sobretudo, mais segurança. Veículos autônomos, automatizados e conectados por meio de uma infraestrutura inteligente serão fatores-chave”, avalia.

Roberson Oliveira, gerente de Projetos de Pesquisa e Engenharia Avançada do Grupo Volvo América Latina

Oliveira abordará as contribuições das tecnologias de automação e conectividade para o aumento da eficiência energética dos veículos. “Eu acredito que a indústria automotiva passa por uma drástica mudança em sua base tecnológica e, por consequência, traz consigo novos players e oportunidades. Explorar temas como conectividade e automação é crucial para a sobrevivência”, afirma.

Roberson Oliveira possui doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel é dirigido por Michael Kuester, presidente da DAF no Brasil.

PROGRAMAÇÃO DO 14º FÓRUM SAE BRASIL DE TECNOLOGIA DE MOTORES DIESEL

22 DE AGOSTO

09h30 – Abertura com Michael Kuester, presidente da DAF no Brasil e chairperson do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel.

PAINEL “PERSPECTIVAS PARA AMÉRICA LATINA”

09h45 – Palestra “Cenário Econômico”, com Constantin Jancsó, economista do Banco Bradesco.

10h15 – Palestra “Perspectiva de Mercado da Indústria Automotiva na América Latina”, com David Wong, consultor de Gestão da ATKearney.

10h45 – Palestra “Novo Ciclo de Política Automotiva: Estratégia Rota 2030 Veículos Comerciais”, com Leonardo Boselli da Motta, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Coordenação-Geral das Indústrias do Complexo Automotivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

11h15 – Debate moderado por Michael Kuester, presidente da DAF no Brasil e chairperson do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel.

PAINEL “CONECTIVIDADE”

13h30 – Palestra “Os Desafios da Conectividade em Veículos Comerciais no Brasil”, com Christiano Blume, consultor sênior em Telemática Automotiva da CBlume Conectividade & Estratégia.

13h55 – Palestra “Ganhos no Custo Operacional com Soluções Práticas em Conectividade”, com Marco Aurélio Soares, ‎gerente de Operações do Grupo Itaeté Movimentação Logística.

14h20 – Palestra “Requisitos de Conectividade no Mundo Agrícola Brasileiro”, com Gregory Riordan, diretor de Agricultura de Precisão da CNH Industrial para a América Latina.

14h45 – Palestra “Fletbord – Sistema de Gestão de Frota e Rastreamento, Menos Consumo, Mais Eficiência”, com Luciano Abrahao, ‎gerente de Desenvolvimento e Marketing de Serviços da Mercedes-Benz.

15h10 – Palestra “Melhoria da Eficiência Energética Através da Digitalização – Conectividade e Automação”, com Roberson Oliveira, gerente de Projetos de Pesquisa e Engenharia Avançada do Grupo Volvo América Latina.

15h35 – Debate.

PAINEL “INOVAÇÃO EM POWERTRAIN”

16h50 – Palestra “Manufatura Aditiva de Metais: Presente, Passado e Futuro”, com Edson Costa, diretor do Instituto SENAI de Inovação.

17h15 – Palestra “Resultados Práticos de Veículos Comerciais 100% Elétricos Operando no Brasil”, com Carlos Roma, diretor de Vendas e Infraestrutura da BYD do Brasil.

17h40 – Palestra “A Evolução do Powertrain na Agricultura”, com Ricardo Huhtala, diretor da AGCO.

18h05 – Debate moderado por Ricardo Abreu, Centro de Tecnologia da MAHLE de Jundiaí.

23 DE AGOSTO

08h30 – Abertura

PAINEL “TECNOLOGIA DIESEL 1”

08h40 – Palestra “Uma Abordagem de Baixo Custo para o Euro VI”, com Oliver Ruetten, diretor técnico da FEV.

09h05 – Palestra “Motores Euro VI: Tecnologia de Emissões, Consumo de Combustível e Robustez”, com Peter de Kok, gerente de Engenharia para Desenvolvimento de Fornecedores da DAF Caminhões.

09h30 – Palestra “Experiência de Filtro de Particulado Diesel e Tecnologias de Substratos para Aplicações de Veículos Pesados Euro VI”, com Claus Vogt, diretor técnico da NGK Europe.

09h55 – Debate moderado por Marco Rangel, presidente da FPT Industrial na América Latina.

PAINEL “TECNOLOGIA DIESEL 2”

10h55 – Palestra “Fatores que Afetam a Capacidade de Filtragem de Combustíveis Diesel”, com Andrew McKnight, diretor de Tecnologia para Aditivos de Combustível da Innospec Inc na América.

11h20 – Palestra “Tendências dos Novos Lubrificantes para Pesados no Mercado Latino Americano”, com Gustavo Teixeira, especialista em Homologação de Produtos da FPT Industrial.

11h45 – Palestra “Os Desafios e Benefícios para a Introdução de Combustíveis Não Fósseis e suas Blendas no Brasil pelo Ponto de Vista de Motor e Sistemas de Pós-tratamento de Gases de Escape”, com Anibal Machado, engenheiro de Desenvolvimento do Produto da Mercedes-Benz do Brasil.

12h10 – Debate moderado por Adriano Rishi, diretor de Engenharia da Cummins Brasil.

PAINEL “DESENHANDO O FUTURO”

12h40 – Discurso final “Desenhando o Futuro: Principais Lições do Fórum”, com Michael Kuester, presidente da DAF no Brasil e chairperson do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel.

13h – Encerramento com Maurício Lavoratti, diretor de Engenharia da Bosch e chairperson da Comissão Organizadora do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel.

14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel
Data: 22 e 23 de agosto
Local: Teatro Positivo – rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba/ PR

Compartilhar

Deixe um comentário