Centronor tem turmas pequenas

0

Daf - 90 anos

Centronor é o Centro de Treinamento da Região Nordeste do Rio Grande do Sul, com sede em Vacaria. Foi criado em 2003, pelo empresário Paulo Ossani, da Transportadora Cavalinho, numa iniciativa conjunta com diretores da Rodoviário Schio e da Transportes Bertolini. Cerca de quatro mil motoristas já passaram por lá.

Paulo Ossani: trabalho focado no homem e não na máquina

“Nosso sistema de treinamento é focado no homem e não na máquina”, explica Ossani. Como a maior parte da clientela tem baixa instrução e não está habituada ao universo escolar, as turmas têm no máximo quatro alunos e o conteúdo se baseia em imagens – fotos e filmes. Na Cavalinho, a queda no consumo de diesel depois do treinamento foi de 7%, segundo Ossani. “Se incluir pneu, lona de freio e acidentes evitados, a economia é muito maior.”

E então, quanto gasta o caminhão?

Nada! Essa é a resposta da sugestiva pergunta que costuma ser feita aos alunos da Fabet.
O caminhão que desce engatado, sem pé no acelerador, não gasta combustível porque o motor passa a funcionar como um compressor, e a injeção de combustível é cortada. Nessa situação, o motor está sendo impulsionado pelo movimento das rodas, que passa pelo eixo cardã, caixa e embreagem, e chega ao motor.

Mas, se o caminhão estivesse em ponto morto, ele estaria gastando tanto quanto parado com o motor em funcionamento. “Ou seja, a utilização da famosa ‘banguela’ não economiza combustível, como muitos imaginam”, diz Paulo Piovezan, diretor administrativo da Fabet.

Daf - 90 anos
Compartilhar

Deixe um comentário