O maior fabricante do mundo chega ao Brasil

0

Scania - Nova Geração

A Foton Motors, principal montadora de caminhões do mercado chinês e a maior do mundo com a produção anual de cerca de um milhão de unidades, acaba de chegar ao Brasil. A iniciativa é da empresa Foton Aumark, pertencente ao ex-presidente do BNDES Luiz Carlos Mendonça de Barros.

Com projeto de construir uma fábrica no País, a Foton pretende vender inicialmente em torno de seis mil caminhões por ano, atuando nos segmentos de leves e semileves entre três e nove toneladas equipados com os motores Cummins ISF. A rede de concessionárias vai começar com seis lojas em São Paulo, mas a Foton Aumark promete 20 novas lojas por ano até 2015.

Outro fabricante chinês que está chegando ao Brasil é a Shacman, empresa que possui mais de 40 anos de tradição produzindo veículos pesados. A capacidade de produção atinge a marca de 70 mil veículos ao ano, abastecendo o mercado chinês e exportando para cerca de 50 países de diferentes continentes.

“No Brasil, os caminhões Shacman terão configurações especialmente desenhadas para a realidade do nosso mercado”, afirma o diretor de produto, João Comelli. Inicialmente, os modelos para o mercado brasileiro terão configuração 4×2 e 6×4, equipados com eixos MAN com redução nos cubos. O trem de força tem motorização de 385 e 420 cavalos de potência, tendo como base a plataforma de motores Cummins ISM de 11 litros, Common Rail.

O trem de força é complementado pelas caixas de transmissão Eaton, de 12 velocidades, ou as Fast, de 16 velocidades, ambas com overdrive.

Compartilhar

Deixe um comentário