Livro ensina técnicas de amarração de cargas

2

DAF - XF105

O autor, engenheiro mecânico Rubem Penteado de Melo, examinou os melhores manuais do mundo e adaptou para a realidade brasileira

Rubem Penteado de Melo, o autor

Numa iniciativa da revista Carga Pesada e da TranstechIvesur Brasil, foi publicado o livro Amarração de Cargas, de autoria do engenheiro mecânico Rubem Penteado de Melo. Com sede em Curitiba, a TranstechIvesur Brasil é uma empresa especializada em serviços relacionados à segurança de veículos e o autor do livro é seu diretor.

“O transporte rodoviário de carga vem evoluindo, com a criação de novas leis e o surgimento de novas tecnologias, mas a amarração de cargas ainda é tratada de maneira informal, como se fosse problema apenas do caminhoneiro”, afirma Melo. Ele vem ensinando sobre o assunto há cinco anos, em cursos que ministra periodicamente na Escola de Transportes, ligada ao portal Guia do TRC, em São Paulo.

Devido ao pouco conhecimento técnico, o tema da amarração de cargas é cercado de mitos e manias, segundo Melo. “Alguns pensam, por exemplo, que carga pesada não se amarra. Esse é um equívoco que vem causando e agravando muitos acidentes. Sem conhecer as forças envolvidas no deslocamento da carga, não dá para garantir que ela não tombe ou escorregue.”

Os capítulos tratam de assuntos como o acondicionamento adequado da carga, cálculo do número de dispositivos de amarração, inspeção durante o percurso, requisitos específicos para cargas indivisíveis e ainda orientações para distribuição da carga de forma a reduzir as multas por excesso de peso.

Com a publicação do livro, que é uma coletânea de manuais de outros países adaptada à realidade brasileira, o autor cumpre o objetivo de fornecer informações técnicas para que transportadores e embarcadores possam desenvolver sistemas de fixação eficazes para seus veículos e suas cargas.

A diretora da Carga Pesada, Dilene Antonucci, acredita que a informação de qualidade pode contribuir para que todo tipo de transporte seja feito com responsabilidade. Por isso, a revista abraçou o projeto. “Participar da publicação deste manual de amarração de cargas é uma demonstração de nosso compromisso com a profissionalização do transporte”, declara.

A distribuição do livro está a cargo dos patrocinadores da edição: Volvo, ABCR, OnixSat, Fitacabo, Setcergs, Guia do TRC, BRTUV, Fiscaltech, Setcepar, Sindipesa e Setcemg.

Os interessados também podem manter contato pelo telefone (11) 3051 2407 ou pelo e-mail [email protected]

Scania - Consorcio
Compartilhar
Transpanorama - A 2 maior

2 Comentários

  1. Walter de Melo Aureliano em..

    Se for possível, gostaria de receber o livro “Amarração de Cargas” de Rubem Penteado de Melo, para conhecer as diferentes formas de amarração para um transporte seguro.

    • Nelson Bortolin em..

      Olá Walter, como vai?

      Sou jornalista da Revista Carga Pesada.
      Envie o seu número celular/whatsapp para entrarmos em contato com você e conversarmos sobre o livro.

      Abraços,

Deixe um comentário