Com 10 anos de atraso, São Paulo digitaliza concessão de AET

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Autorização agora pode ser emitida por meio da plataforma Via Digital

Com informações da assessoria da Dersa

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lançou na segunda-feira (2) uma nova plataforma para a Autorização Especial de Trânsito (AET), que agora será emitida de forma digital, eliminando o serviço de balcão. A compatibilização da plataforma já existente do Via Digital, segundo a assessoria de imprensa da Desenvolvimento Rodoviário (Dersa), foi feita pela Secretaria de Logística e Transportes, por meio da Dersa em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

“Desburocratizar tem de ser uma paixão verdadeira dos governos. O governo existe para facilitar a vida dos cidadãos, e não para atrapalhar”, afirmou o governador sobre a plataforma.

Mas, segundo o site Guia do TRC, a medida chega com 10 anos de atraso em relação à digitalização das AETs pelo Departamento Nacional de Insfraestrutura de Transporte (DNIT) e pelos outros DERs. A licença é exigida para veículos de transporte de cargas indivisíveis, transporte de veículos (cegonha), guindastes e composições como rodotrem, treminhão e bitrenzão.

Segundo o Dersa, o Estado de São Paulo possui hoje mais de 37 mil quilômetros de rodovias pavimentadas, por onde circulam 32% da frota e também do PIB brasileiro. E o DER estadual emite 100 mil AETs por ano. Até agora, as solicitações eram feitas exclusivamente no Atendimento Público Centralizado (APC), localizado na sede do órgão estadual, na cidade de São Paulo. O processo cumpre trâmites extensos, desde as providências para juntar a documentação e preencher os formulários, até a retirada da AET física no balcão.

Segundo a assessoria, a solicitação online garante segurança e praticidade ao usuário. O novo sistema será oferecido pelo Via Digital, uma plataforma eletrônica multisserviços facilmente acessada a partir de qualquer dispositivo conectado à internet pelo link www.viadigital.sp.gov.br.

Para solicitar uma AET Digital, o requerente preenche o cadastro online, paga o boleto que receberá por e-mail e faz o download da AET em arquivo PDF. Os solicitantes podem requisitar a AET por meio dos dispositivos móveis conectados à internet em qualquer região do país.

Além disso, a autenticidade do documento poderá ser verificada por qualquer usuário através do Atestado seguro, outra ferramenta disponível no Via Digital que atesta de forma pública a autenticidade e a integridade do conteúdo de documentos emitidos digitalmente, garantindo total confiabilidade e transparência ao processo e oferecendo segurança contra fraudes.

Nesse primeiro momento, segundo a assessoria, os usuários poderão solicitar a AET Digital com apoio total das equipes de DER e DERSA, por meio de uma operação assistida. O atendimento no balcão também continuará disponível pelos próximos 60 dias. A partir de então, só será possível solicitar uma AET através do Via Digital.

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