DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Scania reúne lideranças femininas no transporte

0

Mercedes - Virada

Presença da mulher no setor é cada dia mais forte

Inspirar mudanças e promover a diversidade, mostrando que as mulheres também têm combustível correndo nas veias para comandar e fazer a diferença no setor de transportes. A Scania Latin America realizou no Dia Internacional da Mulher a terceira versão do Queen of the Road – projeto que ressalta a importância da mulher e sua contribuição para o desenvolvimento do transporte.

Segundo Juliana Sá, gerente executiva de Projetos Especiais de Comunicação da Scania Latin America, o Queen of the Road nasceu a partir da identificação de que faltava uma interlocução melhor com as mulheres que atuam no setor. “É nossa responsabilidade reconhecer o trabalho das mulheres dentro de um setor historicamente masculino e que está se transformando. Assistimos a tendências como a digitalização e os veículos autônomos anunciando novos tempos”, destaca.

Suzana Soncin, presidente do Consórcio Nacional Scania: lugar conquistado “com esforço e capacidade”

Dentro do mesmo projeto, um outro encontro no dia 22 de março reuniu executivas, jornalistas e empresárias também para debater a presença das mulheres no setor de transporte de cargas e de passageiros. O encontro teve, mais uma vez, o objetivo de mostrar a importância da diversidade de gêneros nas organizações.

O debate teve a participação de Suzana Soncin, presidente do Consórcio Nacional Scania; Tupiara Scortegagna, master driver da Casa Cavese, uma das concessionárias Scania de Santa Catarina; e Beatriz Setti Braga, diretora executiva da Metra e do Grupo ABC.

Tupiara já foi entrevistada neste espaço da Revista Carga Pesada e acredita que as características dos caminhões e do próprio mercado de transporte vêm estimulando a presença das mulheres. “Temos caminhões extremamente inteligentes, fáceis de serem conduzidos. Temos polos que fazem distribuição de mercadorias próximos das regiões de onde essas mercadorias saem, de modo que fica fácil para a mulher sair de manhã, com horário normal de trabalho, e retornar no final do dia, permitindo que ela concilie a profissão com o casamento, a maternidade, a família e até os estudos”, afirma.

A master driver Tupiara Scortegagna: mulher já concilia trabalho de motorista com criação de filhos

Suzana Soncin atua na Scania há mais de 25 anos. Nesse período, adquiriu experiência nas áreas industriais e nos últimos cinco anos esteve nas operações comerciais. Desde 2016 a executiva está à frente de toda a operação do Consórcio Nacional Scania, como presidente.

“É muito prazeroso estar à frente de uma instituição tradicionalmente comandada por homens, em um setor prioritariamente masculino. Conquistei o meu espaço com a minha formação, minha capacidade técnica, conhecendo muito bem o segmento, em união com toda a experiência adquirida nesses anos de mercado. Não é uma questão de gênero, mas sim de esforço e capacidade”, celebra a executiva.

 

Scania - Nova Geração
Compartilhar

Deixe um comentário