DIREÇÃO ECONÔMICA: De olho no conta-giros do caminhão

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DAF - XF105

O grande segredo para se economizar óleo diesel está no conta-giros. Dentro da faixa verde do conta-giros, existe o ponto extraeconômico. E, quanto mais tempo o caminhão rodar neste ponto, menos vai gastar combustível. É o que diz o consultor Luiz Antonio Pigozzo em palestras, em seu canal do Youtube e no livro “Consumo de combustível – uma questão de atitude”, que ele escreveu.

Depois de 35 anos na Scania, onde exerceu várias funções, Pigozzo dá a dica de ouro: é preciso dividir a faixa verde do conta-giros em três. Se, no seu caminhão, ela for de 1.000 a 1.500 rotações por minuto (rpm), você terá três subfaixas de 166 rpm. Então, o ponto extraeconômico do seu caminhão é o final da primeira subfaixa, ou seja, 1.166 rpm. Mas pode arredondar para 1.200. Quanto mais tempo o caminhão ficar em 1.200 rpm, mais econômica será a viagem. A economia pode superar 5%.

“O conta-giros é a melhor ferramenta de trabalho do motorista. É ele que vai dizer qual marcha usar na reta, na subida, na descida. No conta-giros estão a segurança e a economia da viagem”, afirma o consultor.

Logo que deixou a Scania, em 2015, Pigozzo foi dar aulas na Fabet. Fez um curso para aprender a ensinar. “O resultado foi fantástico. Hoje tenho muitos alunos dando aulas, trabalhando como multiplicadores dentro das transportadoras”, conta.

O consultor diz que, quando o caminhoneiro passa a trabalhar focado no conta-giros, sua produção muda. “O sucesso vem rápido.”

Mas, de acordo com ele, não é só o motorista que precisa aprender a interpretar o conta-giros: o empresário e os gestores de frota também. “Um gestor notou, durante uma palestra minha, que a velocidade determinada pela empresa, de 75 km por hora, não estava adequada com o caminhão que a transportadora costumava comprar. Num caso desses, ou a empresa baixa a velocidade ou passa a comprar caminhão com um diferencial mais longo.”

Ele destaca que, quando estimula motoristas e empresários a pensarem em economia, também os está conscientizando sobre segurança. “Uma pessoa motivada a buscar a máxima economia precisa conduzir seu veículo com a máxima atenção, evitando assim erros que levem a um acidente”, observa.

Luiz Antonio Pigozzo ressalta que a profissão de motorista exige cada vez mais estudos. “Dirigir todo o mundo dirige, mas para ser profissional, para bem atender o cliente, inserir informações via sistema, tem de ser diferenciado, tem de ser profissional.”

Para contatos com Luiz Antonio Pigozzo, use o e-mail [email protected]

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