MULHERES: Ela está de olho no futuro do transporte

0

Scania - Serviço Premiado - 25-04-18

Suzana Soncin, diretora-geral do Consórcio Scania, assumiu o desafio de colocar a sucessão na mesa de debate das transportadoras

Há dois anos na direção-geral do Consórcio Scania, Suzana Soncin é a responsável por um dos projetos mais inovadores voltados às empresas de transporte de carga no Brasil. O #NXTGEN reúne jovens dirigentes dessas organizações em palestras, visitas e viagens internacionais. O objetivo é prepará-los para um dos assuntos mais delicados que – mais cedo ou mais tarde – terão de tratar: a sucessão.

Suzana Soncin

Além disso, o projeto tem como parceiros instituições educacionais de renome internacional visando colocar esses empresários em contato com tendências do setor em modelos de gestão, tecnologias, conectividade e sustentabilidade. Das três turmas abertas até agora, já passaram 60 pessoas pelo #NXTGEN.

Também participante ativa do projeto da Scania Queen of the Road (Rainha da Estrada), Suzana Soncin conversou com a reportagem da Carga Pesada. Veja a entrevista abaixo:

Carga Pesada – Você disse em entrevista recente que o Consórcio Scania quer estar ao lado dos clientes nos próximos 35 anos e o projeto #NXTGEN seria uma forma de sedimentar este caminho. Que avaliação você faz desta iniciativa? 

Suzana Soncin O #NXTGEN foi uma iniciativa pioneira no setor de transportes, pois, pela primeira vez, uma montadora lançou um programa voltado aos jovens empresários de empresas de transportes, abordando o tema da sucessão empresarial e ao mesmo tempo os impactos da aceleração digital.

A busca da sustentabilidade no transporte começa na preparação das empresas para os desafios da sucessão, que muitas vezes envolve fatores profissionais e emocionais, quando se trata de empresas familiares. E a aceleração digital, que está mudando a forma de trabalhar e fazer negócios no mundo todo.

Ficamos muito contentes com o feedback recebido até agora. 

Carga Pesada A partir de sua experiência na Scania, qual será o perfil da próxima geração de profissionais do transporte?

Suzana Soncin – A tecnologia vem impactando fortemente o setor de transporte e isso também altera o perfil do profissional que opera o equipamento. Mais do que simplesmente dirigir um caminhão, o motorista deverá aprender a ser um gestor do transporte, utilizando a tecnologia embarcada para controlar o tempo, o consumo, o impacto ambiental e vários outros fatores. Isso exigirá uma visão muito mais ampla do que é o transporte, por isso a Scania se coloca como parceira dos clientes na busca pelo transporte sustentável.

Carga Pesada E as mulheres? Como a força feminina se insere nesta nova visão de uma atividade tradicionalmente masculina?

Suzana Soncin – Cada vez mais a diversidade, no âmbito geral, traz novas perspectivas e são complementares. Na cadeia logística não é diferente, com a nova economia e os negócios se transformando com muita rapidez, as organizações que se adaptarem neste sentido com certeza se destacarão no mercado.

Carga Pesada Quais são os pilares de uma marca que quer se manter no mercado nos próximos anos?

Suzana Soncin – Hoje não basta oferecer um produto no mercado, mas toda uma gama de soluções que permitam que o cliente obtenha o melhor resultado em suas atividades. Por isso, a Scania trabalha com seis valores básicos, dos quais não abre mão: cliente em primeiro lugar, respeito pelo indivíduo, eliminação de desperdícios, determinação, espírito de equipe e integridade. 

São esses os pilares que fazem com que possamos atuar dentro dos mais altos padrões de qualidade, em qualquer lugar do mundo, sempre com foco na sustentabilidade do negócio e respeitando o meio ambiente.

Carga Pesada Como funciona e quais são os próximos passos do projeto #NXTGEN? 

Suzana Soncin – Depois do sucesso das primeiras turmas, temos um desafio de continuar sendo pioneiros, por isso estamos desenvolvendo novas parcerias e estudando destinos que possam agregar conhecimentos e estimular os participantes na busca pelo transporte do futuro. Para participar do programa é necessário aderir ao Consórcio Scania. 

Uma das turmas do #NXTGEN e diretores do Consórcio Scania em visita à sede do Google: na busca pelo transporte do futuro

Daf - 90 anos
Compartilhar

Deixe um comentário