Wabco mostra tecnologias de conectividade para caminhões e carretas em evento da SAE Brasil

0

ZF Tecnologias

Especialista da Wabco estará presente no Colloquium, que acontece em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, para participar de painel sobre a obrigatoriedade do controle de estabilidade

Fonte: Assessoria de Imprensa

A Wabco, fornecedora global líder em tecnologias e serviços que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, é expositora e tem um painelista no 14º Colloquium Internacional SAE Brasil de Freios e Mostra de Engenharia – Controle de Movimentos – Seção Caxias do Sul, que acontece nos dias 8 e 9 de maio de 2018, em Farroupilha (RS). A Wabco, que é patrocinadora Diamante do evento, apresenta sua expertise em tecnologias para sistemas e produtos que promovem a conectividade para caminhões e semirreboques.

O debate promovido pelo painel “Obrigatoriedade do controle de estabilidade – desafios e oportunidades”, programado para as 15h45 de quinta-feira (9), terá a participação de Germano Collobialli, gerente de aplicação e assistência técnica da Wabco América do Sul e especialista em controle eletrônico de estabilidade, sistemas para suspensão a ar eletronicamente controlada e sistema de freio antitravamento de rodas (Anti-Lock Braking Systems – ABS).

No estande 30 da exposição, a Wabco mostra como está ”Mobilizando a inteligência veicular” para ajudar a impulsionar a indústria rumo a veículos totalmente de condução autônoma, conectados e elétricos. O destaque está nas tecnologias para a conectividade que vão permitir que fabricantes de equipamentos originais e operadores de frotas aprimorem suas estratégias de diferenciação. Com base na capacidade de impulsionar a crescente inteligência de caminhões, ônibus e semirreboques, a Wabco continua inovando e integrando tecnologias essenciais, como sistemas avançados de assistência ao motorista (Advanced Driver Assistance Systems  ADAS), sistemas de controle da dinâmica de veículos, funções sofisticadas e serviços de dados, para ajudar a concretizar a ambição da indústria para um futuro em que pessoas e mercadorias serão transportadas por veículos totalmente de condução autônoma. No evento, que é um dos principais fóruns de discussão sobre sistemas de freios e controle de movimento e que tem como objetivo discutir tendências e tecnologias, a Wabco apresentará o que está fazendo para as futuras gerações.

A Wabco já está trabalhando na Europa para desenvolver o sistema de comboio para multimarcas de caminhões, para que os veículos possam, com segurança, viajar em fila de dois ou mais caminhões. A empresa está desenvolvendo algoritmos e melhorias de conectividade para sistemas autônomos de frenagem de emergência (Autonomous Emergency Braking Systems – AEBS) OnGuard™, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (Active Cruise Control – ACC) e sistema eletrônico de frenagem (Electronic Braking System – EBS). O sistema de comboio com frenagem de emergência ativa (Platooning with active emergency braking)tem o objetivo de oferecer respostas mais rápidas para sistemas dinâmicos e de estabilidade, permitindo assim uma distância de até 0,5 segundo entre cada caminhão. O sistema permite que todos os veículos sigam sincronizados como um pelotão e cheguem a uma parada completa quando estão em velocidade na estrada.

O assistente de manobra evasiva (Evasive Maneuver Assist – EMA) é um inovador sistema de mitigação de colisão para veículos comerciais, premiado na Europa, cujo protótipo de 2016 combinou em caminhão e semirreboque a tecnologia de direção ativa e controles da dinâmica do veículo de classe mundial da Wabco (sistemas de frenagem e controle de estabilidade). O EMA representa um passo importante rumo à condução autônoma de veículos comerciais por permitir que, sem a ação do motorista, o veículo identifique e tome as providências para desviar ou parar diante de objetos estacionários.

Pré-requisito para veículos comerciais autônomos, os sistemas de frenagem e direção contra falha (Fail-operational steering and braking) fornecem a segurança vital no caso de um mau funcionamento do sistema de direção ou de frenagem. Esses sistemas avançados podem assumir o controle autonomamente, ajudando a manter com segurança as funções de direção e de frenagem.

O assistente ativo de manutenção de faixa combina recursos de direção ativa e a próxima geração do OnLaneTM. Esta avançada tecnologia de segurança tem a capacidade de evitar mudanças não intencionais de faixa de rolamento, mitigando acidentes rodoviários relacionados.

A função frenagem total em superfícies de atrito misto melhora a segurança e a estabilidade do veículo durante a frenagem. Os veículos comerciais do amanhã poderão aplicar autonomamente a combinação de sistemas ativos de direção e de frenagem para garantir o controle longitudinal e lateral do veículo, mesmo quando a força total de frenagem é aplicada.

 

Compartilhar

Deixe um comentário