Caminhoneiro: cuidado com os cruzamentos de via

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Fenatran - Você na Rota

Aproximação pela direita nas interseções em ângulo deixa motorista praticamente sem campo de visão

Nelson Bortolin

Acidente recente ocorrido na cidade de Jandaia do Sul, no Paraná, chamou a atenção do engenheiro mecânico da TRS Engenharia, Rubem Penteado de Melo, especializado em transporte. Segundo ele, se o caminhoneiro tivesse tomado uma providência muito simples, o caminhão poderia não ter sido atingido pelo trem.

As interseções em ângulo, como na imagem abaixo, são comuns nas rodovias, especialmente nas rurais. “Mas poucos percebem a diferença enorme nos riscos entre uma aproximação pela esquerda e outra pela direita (pelo lado do carona)”, afirma.

O caminhão tem campo de visão “extremamente” reduzido nas aproximações em ângulo pela direita.

“As barreiras visuais na cabine impedem a observação da via pela direita e podem causar acidentes”, diz Melo.

Uma providência simples pode evitar tragédias. “Se uma interseção pela direita for inevitável, o condutor deve parar e ‘dobrar’ um pouco com o cavalo de modo a manter-se perpendicular à via que está adentrando ou cruzando”, ensina o engenheiro (ver imagem abaixo).

Desta forma, o motorista vai aumentar seu campo visual de modo a enxergar os dois lados do trânsito.

A regra vale também para passagens de nível, como no caso de Jandaia do Sul.

A deficiência no campo de visão à direita é causa de outros tipos de acidentes, como os tombamentos dos conjuntos quando passam sobre o barranco nas laterais das curvas.

Nos conjuntos mais longos, o motorista fica praticamente cego nas curvas à direita. “O retrovisor da direita fica voltado para a cabine do veículo, impedindo o motorista de observar a trajetória do rodado da carreta”, explica.

Às vezes, é preciso descer do cavalo para se certificar de quanto aberta terá de ser a curva.

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1 comentário

  1. Nada justifica um acidente após ocorrido!
    Esses acidentes podem servir de alerta, mas eu sempre questiono; porque esses “especialistas” não vão as ruas e empresas para ministrar suas aulas de como fazer.
    Primeiro tem de saber fazer para comentar e segundo somente quem faz pode dar um parecer sensato da situação.
    Vejo que a maior falha nesse acidente de Jandaia, foi a falta de sinalização de alerta para a passagem de nível. Se acaso houvesse um simples sinal luminoso ou uma cancela que pode ser ativado pela aproximação do trem, certamente o acidente não aconteceria.
    Tem de responsabilizar a empresa concessionária da ferrovia sim, pois receberam de graça o patrimônio público e não se investe um centavo para a segurança da população!
    Uma parte do corpo desses empresários que mais é sensível é o bolso, se eles forem multados e responsabilizados arcando com os danos, ai sim haveria mudanças.
    Acidentes entre caminhões, carros e trens acontecem todos os dias e não aparece uma autoridade competente para cobrar das empresas ferroviárias a reparação e investimento em segurança dos que encontram nas áreas de risco!
    Quem vive nas estradas sabe o que estou dizendo!

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