Novo Actros promete consumo até 12% menor

1

DAF - XF105

Montadora mostra o caminhão “mais inteligente”, mas guarda surpresas para a Fenatran

Imagine um sistema inteligente que conhece as principais rotas de transporte do Brasil tanto em localização como em topografia. E que faz o caminhão atuar de acordo com essas informações. Essa é uma das principais novidades do Novo Actros, que a Mercedes-Benz apresentou aos jornalistas brasileiros na manhã desta quinta-feira (19) em seu Campo de Prova de Iracemápolis, em São Paulo. É o piloto automático preditivo.

“O motorista entra no caminhão, aciona o piloto e vai embora. O próprio caminhão vai frear, acelerar, aproveitar a inércia”, explica o vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da montadora, Roberto Leoncini. “Com o piloto preditivo, o motorista médio vai conseguir chegar aos níveis desejados de economia”, complementa.

Junto com outras novidades, o caminhão promete oferecer uma redução de até 12% no consumo de combustível, segundo a Mercedes-Benz. “No 2.480, estamos com um motor 460 modificado. A gente modificou turbina, trocou a caixa de câmbio e o eixo traseiro. São mudanças que ajudam na economia”, explica.

O ventilador, de acordo com o vice-presidente, desliga-se automaticamente em situações de alta demanda, evitando “roubar” potência do motor. A mesma coisa acontece com o alternador. “Além disso, as pessoas vão estranhar os defletores, que têm o dobro do tamanho dos da concorrência. Foi uma alteração da engenharia na aerodinâmica para gastar menos combustível.”

 

CONEXÃO

A montadora também apresentou o Mercedes-Benz UPtime, que visa conectar motorista, caminhão, rede concessionária e a Mercedes-Benz. “Temos um banco de dados, uma inteligência artificial que fica monitorando o caminhão em tempo real e olhando as situações em que podem ocorrer falhas”, explica Leoncini. O sistema se antecipa e entra em contato com o gestor da frota que, por sua vez, aciona o motorista. “A gente programa a parada do caminhão. Quando o veículo chegar à concessionária, já se sabe o que precisa ser feito e a peça que por ventura precisa ser trocada já estará separada”, conta.

A intenção da Mercedes-Benz, de acordo com o vice-presidente, é zerar as paradas não programadas dos caminhões. “Com isso queremos entregar mais disponibilidade aos nossos clientes.”

CABINA

Outra inovação do Novo Actros é a cabina, que foi desenvolvida especificamente para atender às características do mercado brasileiro. Ela amplia o espaço interno para o motorista e acompanhante, garantindo um melhor padrão de conforto, ergonomia e bem-estar a bordo. Outro destaque é a altura interna, que chega a 1,84 metro, facilitando a movimentação.

“Quando entrar na cabina do Novo Actros, o motorista vai se surpreender”, garante Leoncini. “Desenhamos uma nova cabina de caminhão totalmente diferente de tudo o que o mercado já viu, muito mais interativa e conectada.”

Além de mais espaço interno, a partir de 2020, o Novo Actros terá dois painéis digitais e tela touch screen para um deles, espelhamento de celular e recarga por indução.

Esses dois painéis interativos para caminhões são exclusividade da marca no País: um multimídia digital e um multifuncional touch screen. A maioria das funções pode ser controlada a partir dessas telas, refletindo a realidade do motorista conectado. Segundo a Mercedes-Benz, 90% dos motoristas brasileiros estão conectados via celular.

LINHA

A partir de 2020, a linha Actros será formada por três novos caminhões extrapesados rodoviários: os cavalos mecânicos 2045 4×2 (que marca a estreia do Actros na categoria 4×2), 2548 6×2 e 2648 6×4. Além desses modelos, o cliente terá também a opção do consagrado Actros 2651 6×4.

Com isso, a marca aumenta as opções de escolha para os clientes que operam no transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-container e outras aplicações.

O motor Mercedes-Benz OM 460 do Actros ganhou novas faixas de potência: 450 e 480 cv. Juntando-se ao motor de 510 cv, o OM 460 assegura boa performance e baixa manutenção.

“A chegada do Novo Actros no Brasil em 2020 irá revolucionar o segmento de caminhões extrapesados. Estamos trazendo para os nossos clientes e ao mercado o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos”, destaca Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

MAIS NOVIDADES

A Mercedes-Benz deixou de revelar duas novidades do Novo Actros. Elas serão apresentadas somente na entrevista coletiva a ser realizada em São Paulo, dia 13 de outubro, na véspera da abertura da Fenatran.

 

Scania - Consorcio
Compartilhar
Fenatran - Você na Rota

1 comentário

Deixe um comentário