Cummins comemora 100 anos lançando motor X13 na Fenatran

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DAF - XF105

U Module é o novo sistema de pós-tratamento da fabricante, que também vai dar destaque à motorização a gás

No 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas – Fenatran 2019, que acontece entre os dia 14 e 18 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), a Cummins celebra 100 anos de história apresentando soluções que contribuem com um sistema de transporte cada vez mais sustentável, além de tecnologias de vanguarda desenvolvidas para fortalecer os negócios de seus clientes e reduzir o custo de operação das frotas.

Cummins aproveita o principal evento voltado ao segmento de transporte rodoviário de cargas da América Latina para fortalecer a linha de produtos Heavy Duty (9 a 15 litros) com o lançamento do motor X13 e do novo sistema de pós-tratamento Cummins U Module.

Baseado no Cummins X12, versão que inaugurou um novo padrão de plataforma global de motores pesados em 2017 e sucesso global da companhia, o X13 chega como mais uma solução da fabricante para serviços de longa distância. Considerando as mesmas dimensões do X12, a nova motorização traz potência e torque mais elevados – de 480 cv a 560 cv e torque de 2.400 a 2.600 Nm contra 380 cv a 490 cv e 2.000 a 2.300 Nm.

“Inovador no que diz respeito a alta potência e baixo peso (1.260 quilos) para caminhões acima de 45 toneladas, o X13 dá continuidade ao conceito do desenvolvimento independente para os mercados globais da Cummins. O novo motor possibilita aumento da capacidade de carga no segmento de transportes, atingindo um range maior de veículos, sem a necessidade de grandes investimentos para oferecer mais um produto inovador no Brasil e no mundo”, comenta Maurício Rossi, diretor de Vendas da Cummins.

Instalado na nova motorização X13 e desenvolvido pela Cummins Emission Solutions (CES) para caminhões de alta potência, o novo Cummins U Module chega para completar a gama de sistemas de pós-tratamento da companhia (a versão Single Module, 60% menor e 40% mais leve quando comparado aos sistemas que atendem ao mesmo nível de emissões foi lançada no final do ano passado).

Trata-se de um novo layout baseado no Euro VI Single Module para motores acima de 8.9 litros, perfeitamente adequado à arquitetura dos veículos Heavy Duty. O formato em U viabiliza a instalação do sistema de pós-tratamento na lateral do equipamento. A novidade faz o uso de materiais tecnologicamente avançados, o que resultou no baixo peso e num produto compacto. Sua manufatura com isolantes térmicos favorece também a alta eficiência térmica e de conversão de gases do sistema, além de vantagens para o usuário final e frotistas, como menor consumo de combustível e Arla 32 e alta eficiência na redução de ruídos.

GÁS: OPÇÃO LIMPA E EFICIENTE

Líder global no fornecimento de motores a gás natural, a Cummins consolida sua presença no mercado brasileiro ao expor a motorização ISL G a gás e divulga sua linha completa de produtos desenvolvida e projetada para operar no País com esta fonte de energia.

“Motores a gás, natural ou renovável, são incrivelmente limpos e eficientes. Com abundância crescente de gás, uma tecnologia já madura e que requer investimentos em infraestrutura mais simples que o da eletrificação, por exemplo, estes motores são uma excelente solução para muitos clientes e mercados, inclusive o Brasil. A Cummins é líder global no fornecimento de motores a gás, uma solução realmente limpa”, comenta Luis Pasquotto, presidente da Cummins Brasil e vice-presidente da Cummins Inc.

No total, são sete plataformas diferentes de motores a gás para ônibus e caminhões que variam entre 5,9 e 12 litros e potências entre 195 e 400 cavalos e estão disponíveis para atender às demandas do País. Para a companhia, trata-se de um investimento sustentável para os negócios e para a sociedade como um todo. A fabricante, que aperfeiçoa continuamente uma série de tecnologias aplicadas em veículos comerciais para oferecer alto desempenho com níveis de emissões cada vez mais baixos, conta com mais de 25 anos de trajetória na fabricação de motores a gás exclusivos e dedicados.

“Concentramos esforços no desenvolvimento em soluções que trazem desempenho; durabilidade; confiabilidade e eficiência energética superiores com custos de operação e emissões de poluentes mínimos. Reduzimos mais de 95% dos poluentes dos motores diesel comparados há 20 anos atrás. Temos motores a gás natural com emissões de poluentes quase zero, competitivos com trens de força elétricos, híbridos e células de combustível, potenciando frotas de ônibus e caminhões em todo o mundo. Já apresentamos um protótipo de um powertrain 100% elétrico e criamos também Unidade de Negócios Cummins Electrified Power, responsável pela fabricação de sistemas de trem de força totalmente elétricos e híbridos, juntamente com componentes e subsistemas inovadores para atender aos mercados comerciais à medida que adotam a eletrificação”, diz Pasquotto.

A Cummins oferece soluções a gás natural confiáveis, limpos, duráveis e eficientes. São mais de 80 mil motores a gás natural atualmente em uso no mundo que oferecem desempenho confiável, além de baixas emissões, alta eficiência, baixos custos totais de combustível e dependência reduzida de petróleo importado.

Em exposição durante a Fenatran 2019, o motor a gás natural ISLG de 8,9 litros é desenvolvido para aplicações de ônibus (transporte escolar ou transporte urbano) e caminhões. O motor atende aos padrões atuais de emissão da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) e da California Air Resource Board (ARB). O motor Cummins ISL G traz 250 hp de potência e torque de 990 Nm a 2.200 rpm e foi projetado para operar com gás natural e biogás.

 

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