Reforma da Previdência começa a vigorar: sacrifício é maior do que parece

5

DAF - XF105

Nelson Bortolin

Veja as regras gerais e as da transição para quem estava perto de se aposentar pelo sistema anterior

Muita gente ainda não se deu conta, mas a Reforma da Previdência, que passou a vigorar nesta quarta-feira (13), torna o sonho da aposentadoria bem mais distante e menos colorido.  Vamos recordar algumas das mudanças realizadas: Antes da reforma, qualquer trabalhador que contribuiu com o INSS durante 35 anos tem direito ao benefício independentemente da idade.

Por exemplo: um caminhoneiro que começou a trabalhar como office-boy aos 16 anos e nunca parou de pagar a Previdência tem condições de se aposentar aos 51 anos com benefício parcial – ele terá um desconto na aposentadoria de acordo com a idade.

Com as novas regras, obrigatoriamente, todo trabalhador homem terá de esperar até os 65 anos de idade para se aposentar. E as mulheres, até os 62 anos.

Atualmente, uma mulher pode se aposentar aos 46 anos de idade, caso tenha começado a trabalhar e a contribuir com 16. Com a Nova Previdência, ela vai ter de esperar mais 16 anos para atingir a idade mínima.

Quem estiver a dois anos da aposentadoria terá direito a optar por uma regra de transição. Não precisará esperar tanto, mas vai ter o benefício reduzido. Clique aqui para conhecer as regras de transição.

Ao contrário do que prega o governo, a Reforma da Previdência prejudica os mais pobres, afinal de contas quem terá mais dificuldade de esperar até os 62 ou 65 anos são os trabalhadores que têm as funções mais pesadas.

Dependendo da região do País, a maioria dos trabalhadores vai morrer antes da idade mínima ou vai se beneficiar da aposentadoria por pouco tempo. É só olhar as expectativas de vida medidas pelo IBGE.

Tem sindicato lutando para que o Congresso aprove uma lei concedendo aposentadoria especial aos caminhoneiros porque a atividade é insalubre.

A Revista Carga Pesada vai abordar esses e outros aspectos da reforma a partir de hoje. Fique de olho, pergunte, deixe sua opinião:

Scania - Consorcio
Compartilhar
Transpanorama - A 2 maior

5 Comentários

  1. Infelizmente nossa categoria é completamente despolitizada e entra em qualquer barco furado que aparece! Cansei de ver inocentes uteis a esse governo com faixa estendida na frente do caminhão com os dizeres “AGORA É BOLSONARO” E também “INTERVENÇÃO MILITAR JÁ”. o MANDATÁRIO DA NAÇÃO NÃO ENGANOU NINGUÉM, TUDO ISSO FOI FALADO OU POR ELE OU PELOS SEUS AUXILIARES E AGORA APARECE UM MONTÃO DOS QUE ELEGERAM ELE DIZENDO QUE FORAM TRAÍDOS! NADA DISSO, POIS QUANDO ALERTÁVAMOS CORRIA O RISCO ATÉ DE SER ESPANCADO COMO ACONTECEU COMIGO EM UBERABA QUANDO ABASTECIA O CAMINHÃO E UM DESSES APOLOGISTAS DIZIA QUE AGORA A COISA IA MELHORAR. e MELHOROU, DIESEL A MAIS DE 4,00. Frete acabando, e muitos dos que apareciam como os verdadeiro salvadores da calasse nunca mais foram vistos!
    E os grandes guerreiro grevistas, por onde andam? Sumiram como minhoca em terra mole. Agora estamos recebendo o que foi plantado pela classe, aposentadoria??? Direito trabalhistas??? e a tal de careira verde e amarela??? essa só vai beneficiar empresários, pois tudo converge para eles!
    O secretário Luiz Marinho deu uma entrevista dizendo que o governo vai gerar mais de 1 milhão de empregos as nossas custas, pois o jovem entre 18 e 29 anos terão empregos com salário de até 1.450,00 e não terão direitos quase nenhum. O salário desemprego será taxado em 7,5%, ou seja; o desempregado vai arcar com os custos que seriam do empresario e do governo com a retirada dos direitos de jovem que “será” empregado.
    Aprovaram a Des reforma trabalhista para gerar 4 milhões de empregos, aprovaram a des reforma da previdência para gerar outro milhões de empregos, agora vão retira o restinho de direito, limitar o salário a 1.450,00 e dizem que gerarão 2 milhões de emprego e ainda tem os que acreditam! Agora nos resta aguentar até 2022 e criar consciência para nunca mais votar nessa direita covarde! Eita classe ignorante é a nossa!

      • Pois é Elias, ainda tem muita maldade para nos enviar. No final vai sobrar mais pobreza e miséria, a luta agora é pela sobrevivência!
        Anteriormente era difícil ficar para um dia, hoje passo até mais de uma semana sem executar nenhum serviço!
        Acho que vou fazer arminha!!!kkkk e gritar MITOOOO.

  2. Celio Honório em..

    Ficar só rechamando , não e Solução , Vamos Cobrar dos Senadores a Inclusão da Aposentaria Especial , Com Idade Mínima p/ 55 Anos , Somos Exposto Riscos nas Estradas : Segurança , Acidentes , Inflamáveis , Químicos . Repasse.

Deixe um comentário