30 ANOS DE CARGA PESADA: Do jornal a revista, site, newsletter, facebook, twitter, instragram…com muito chão pela frente

0

DAF - XF105

Corria o ano de 1984 quando três estudantes de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina, pensando num trabalho para o futuro, imaginaram fazer um jornal para caminhoneiros. Levaram a ideia ao Grupo Jabur (uma potência na época, com 36 lojas de pneus, serviços de recapagem e uma revenda Mercedes-Benz) e foram muito bem recebidos. Foi formada então a Ampla Editora e, graças ao Grupo Jabur, o jornal ganhou as estradas em janeiro de 1985, com o nome de Jornal do Caminhoneiro.

Alguns anos depois, o jornal evoluiu e se transformou nesta revista, a Carga Pesada, com páginas coloridas e de leitura muito mais agradável. Só uma coisa não mudou, desde o distante janeiro de 1985: o nosso compromisso de buscar e publicar o melhor conteúdo jornalístico voltado para este segmento vital da economia que é o transporte de cargas.

A Carga Pesada tem sido um espaço de debate e informação sobre os grandes temas de interesse dos estradeiros. Este é nosso ofício: ouvir caminhoneiros, transportadores e outros personagens que atuam no vasto universo do transporte de cargas, sempre pautados na premissa básica do bom jornalismo, que é procurar e apresentar todos os lados da informação.

Há 18 anos, criamos também o site www.cargapesada.com.br, um dos primeiros na comunicação voltada ao transportador, seja ele caminhoneiro ou empresário. Com atualização diária, este canal de rápida difusão e interação imediata com o leitor nos orienta sobre o melhor caminho a seguir, mostrando quais são os temas e aspectos das notícias que mais despertam o interesse do internauta.

Nosso editor Nelson Bortolin, principal responsável pelo conteúdo do site e pela produção das matérias de capa das edições impressas, montou ao longo dos anos uma rede de contatos e fontes que tem garantido ótimos níveis de leitura e interação. Para se ter uma ideia, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano tivemos 1,8 milhão de visualizações em nosso portal na internet.

A gente tenta dar a melhor abordagem nas matérias. Seja nos textos, nas fotos, ilustrações e infográficos, nosso foco é o leitor. A cada edição ou matéria postada no site ou nas redes sociais, procuramos responder a seguinte questão: o que realmente interessa para o nosso público?

Em comemoração ao nosso aniversário, fomos para a estrada ouvir as memórias de caminhoneiros e empresários sobre estas três décadas e perguntar o que esperam para o setor que passa por um de seus momentos mais difíceis, com fretes baixos e custos nas alturas.

Muitos dos que estão na estrada sabem, como nós, que esta não é uma situação nova; já foi vivida várias vezes pelos caminhoneiros, principalmente nas ocasiões em que o governo surgia com planos econômicos “milagrosos” para combater a inflação, até o final do século passado.

O resultado destas conversas está nas páginas a seguir, onde brota uma nova consciência, certamente inspirada pela crise de abastecimento de água vivida em São Paulo: a consciência de que, no transporte, como em muitos outros campos, o Brasil tem um potencial enorme para produzir felicidade, mas esse potencial não é inesgotável, e precisamos zelar pelos meios que estão à nossa disposição para que não se esgotem.

Você também encontrará, já virando esta página, uma “história” dos últimos 30 anos no setor de transporte de cargas, contada por um dos jornalistas mais experientes das estradas, o mineiro Luciano Alves Pereira. Luciano foi o criador da saudosa Revista Veículo e atualmente colabora com a Carga Pesada na cobertura dos temas do transporte em Minas Gerais.

Leia os textos a seguir e continue participando sempre do nosso trabalho. Só assim a revista e o site trarão uma contribuição cada vez maior para o transporte, pavimentando o nosso caminho e permitindo que a Carga Pesada continue na estrada por muitos anos.

 

Scania - Consorcio
Compartilhar
Transpanorama - A 2 maior

Deixe um comentário