Os vários ‘dias do caminhoneiro’

0

Uma categoria especial merece várias comemorações. O dia 25 de julho é considerado o Dia do Caminhoneiro brasileiro. Na verdade, trata-se do Dia de São Cristóvão. Mas, como o santo é o padroeiro dos motoristas de todo o País, convencionou-se a homenagear a categoria na mesma data.

Diz a história que o santo, cujo nome verdadeiro era Reprobus, viveu no século III, no Império Romano. Tido como um homem muito forte, teria ajudado as pessoas a atravessarem um rio perigoso. Entre essas pessoas, uma criança que após revelou-se ser Jesus Cristo. Cristóvão significa aquele que carrega Cristo.

Além de 25 de julho, dia 30 de junho também é Dia do Caminhoneiro. Em 1986, o então governador de São Paulo, Franco Montoro, promulgou uma lei instituindo a homenagem. Apesar de ser uma lei estadual, as celebrações acabaram se estendendo para todo o Brasil.

E tem também o dia 16 de setembro, definido como Dia Nacional dos Caminhoneiros pelo vice-presidente do Brasil, José de Alencar, por meio da lei 11.927, de 2009.

TrucksControl - Sua Frota
Compartilhar
DAF - Corona

Deixe um comentário