Bombeiros renovam com transmissões automáticas Allison

0

Consorcio Scania - 100x

Sistemas equipam novos caminhões Volkswagen adquiridos pela corporação de São Paulo

O Corpo de Bombeiros de São Paulo tem veículos automáticos em sua frota há mais de 20 anos. Atualmente, 260 dos seus caminhões de combate a incêndios e atendimento a emergências — de um total de 650 viaturas — estão equipados com transmissões totalmente automáticas Allison. Essa experiência bem-sucedida de longa data levou a Corporação a, recentemente, manter a exigência de fornecimento de transmissões totalmente automáticas e a adquirir, através de processo licitatório, mais 12 viaturas, cuja vencedora do certame foi a fabricante Volkswagen. Os modelos Constellation 17-280 dotados de transmissões totalmente automáticas Allison da Série 3000™, foram os escolhidos para revitalizar da sua frota.

“As transmissões automáticas têm demonstrado uma grande eficiência, principalmente nos quesitos desempenho, segurança e minimização do tempo necessário para sua manutenção”, afirma o Tenente Coronel Wagner Giurni Gomes, Chefe do Centro de Suprimento e Manutenção do Material Operacional de Bombeiros de São Paulo. “O menor tempo de resposta para os deslocamentos nas ocorrências operacionais — em função da melhora da performance da viatura — e a diminuição do estresse e fadiga dos motoristas durante essa movimentação para o atendimento das emergências resultam em maior segurança para o nosso trabalho.”

Os novos caminhões, dentro das normas e especificações em vigor atualmente, serão usados em diferentes naturezas de atuação como no combate a incêndios e diversos tipos de salvamentos. As viaturas recém-adquiridas estão equipadas com bomba de combate a incêndios de 750 GPM (galões por minuto), sistema eletrônico de espuma, tanque de transporte de água de 4.000 litros, governador eletrônico de pressão, sistema de mangotinho elétrico e canhão monitor no convés para o combate a incêndios.

O Tenente-coronel Giurni confirma que poucas atividades exigem um veículo com tanta confiabilidade e precisão operacional quanto os destinados ao combate de emergências. Os caminhões equipados com transmissões automáticas são mais ágeis e fazem com que as equipes de salvamento cheguem às emergências com maior rapidez — fato constatado pelo Corpo de Bombeiros em ações simuladas ou, mesmo, nas operações reais de emergência. Os veículos também proporcionam maior eficiência na operação das bombas de incêndio, já que minimizam as oscilações de velocidade e torque, garantindo uma intervenção mais eficiente no combate aos incêndios.

“As transmissões automáticas também garantem maior segurança e agilidade no trânsito urbano e nas manobras em locais com espaços restritos, o que aumenta a eficiência no atendimento das emergências. Por todos esses motivos, procuramos sempre priorizar a inserção das transmissões automáticas em nossas novas viaturas”, explica o Tenente Coronel Giurni.

A área de manutenção do Corpo de Bombeiros de São Paulo também ressalta as vantagens das transmissões automáticas Allison no que diz respeito à manutenção da frota. Elas reduzem o tempo de inatividade do veículo, com paradas apenas para troca de fluido lubrificante e filtros, gerando menores custos.

Um dos fatores de destaque das transmissões automáticas Allison em contraposição às manuais ou às automatizadas no atendimento a emergências, está no fato de que elas contam com o Continuous Power Technology™, que entrega a potência de forma mais suave e sem interrupções. Além disso, o conversor de torque tem a característica de multiplicar o torque do motor ao transferi-lo para a caixa de marchas. Esta tecnologia proporciona melhor arranque, aceleração mais rápida, e melhor tração e controle do veículo.

 

 

MB - Oleo
Compartilhar
Mercedes-benz - Pecas

Deixe um comentário