VWCO dá início às vendas do Delivery elétrico em SP e no Rio

0

Volvo Trucks 2021

Coca-Cola FEMSA Brasil adquiriu um lote de 20 unidades do modelo de 14 toneladas

O VW e-Delivery, caminhão urbano leve totalmente movido a energia elétrica, chega às concessionárias da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO). O veículo passa a contar com um serviço inédito de consultoria e serviços que formam um ecossistema completo de mobilidade elétrica. Cem por cento desenvolvidos, testados e fabricados no Brasil, inteligentes e seguros, os modelos e-Delivery com 11 e 14 toneladas de peso bruto do veículo são resultado de investimentos de R $ 150 milhões, o equivalente a mais de 400 mil quilômetros de testes e a dedicação de uma equipe formada por 150 engenheiros e técnicos brasileiros.

A montadora disse que o caminhão custa de 2 vezes e meia até 3 vezes mais que o similar na versão a diesel, mas que a diferença se paga em alguns anos.

A VWCO iniciou oficialmente nesta terça-feira (13) as vendas do veículo nas concessionárias autorizadas dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A Coca-Cola FEMSA Brasil adquiriu um lote de 20 unidades do modelo de 14 toneladas em lançamento comercial completo, transmitido ao vivo pelo YouTube em três idiomas em todo o mundo.

“O futuro chegou. Mais do que vender produtos ou soluções em serviços, o nosso propósito é aliar o transporte de pessoas e mercadorias com a utilização de energias cada vez mais renováveis e limpas. É isso que temos vindo a fazer ao longo dos nossos 40 anos de história, pesquisar diferentes matrizes energéticas, respeitar o meio ambiente e construir um legado para a sociedade. E que agora culmina com a chegada do e-Delivery ”, comemora Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora.

Complementando a oferta de soluções de transporte com emissão zero, o inédito e-Consórcio entra em ação. Uma parceria com algumas das maiores empresas de eletromobilidade do mundo, garantindo comodidade e eficiência ao cliente de e-Delivery: da montagem à infraestrutura de carregamento e gestão do ciclo de vida da bateria do veículo, integrando toda a cadeia de abastecimento. Pela primeira vez no Brasil, um caminhão elétrico é oferecido em uma solução completa de transporte, com ganhos claros para o consumidor.

“E o mercado já corresponde a tanta inovação. Além do acordo já firmado com a Ambev, acabamos de fechar os primeiros negócios com outras grandes empresas. A Coca-Cola FEMSA Brasil e a JBS são as primeiras a adquirir os modelos elétricos da Volkswagen durante o lançamento comercial ”, reforça Cortes.

Os lançamentos do VW e-Delivery 11 e 14 ton trazem a bordo tecnologia de ponta com os mais refinados sistemas de inteligência. E também chegam às lojas com consultoria comercial exclusiva, novos planos de manutenção Volks | Total e-Prev e e-Prime, além de uma estrutura de atendimento e pós-venda Volks | Care, especialmente pensada para garantir a disponibilidade dos veículos e reduzir seu custo operacional .

Dentro do e-Delivery 11 toneladas 4×2

O modelo mais leve da família elétrica da Volkswagen é equipado com um motor de 300 kW com torque máximo de 2.150 Nm em rotação zero. Equipado com suspensão pneumática padrão, atende às mais variadas aplicações urbanas e possui seis módulos de bateria e, opcionalmente, três módulos, de acordo com a autonomia necessária para a operação. Tem um peso bruto do veículo de 10.700 kg e sua capacidade de carga máxima, somada à carroceria, chega a 6.320 kg.

Dentro do e-Delivery 14 toneladas 6×2

Este modelo também vai surpreender o mercado. Com calibração meticulosa para operação severa, seu motor também fornece torque de 300kW e 2.150Nm desde as primeiras rotações. Sua suspensão pneumática permite suspender um dos eixos para gerar ainda mais economia na operação. Também é muito versátil em suas aplicações, podendo receber seis ou três módulos de bateria conforme a vontade do cliente. Seu peso bruto é de 14.300 kg e sua capacidade de carga máxima, somada à carroceria, chega a 9.055 kg, a maior da categoria elétrica no Brasil.

Energia restante em operações reais

Com a escolha de seis ou três baterias, a engenharia inteligente do e-Delivery se traduz em um alcance de até 250 km, dependendo da configuração do veículo e da aplicação. Seu freio regenerativo de três estágios pode usar até 40% da energia gasta para desacelerar. Esta solução foi construída de acordo com as condições reais de operação urbana.

Por trás dessa energia estão as baterias de íon-lítio com design otimizado para que os conjuntos sejam mais leves e, ao mesmo tempo, ofereçam uma das melhores densidades de energia do mercado. Além disso, são isentos de níquel, cobalto e manganês, o que os torna a opção mais sustentável.

São refrigerados a água, com controle de temperatura para prolongar sua vida útil e também podem ser aquecidos se necessário. Tudo isso de forma totalmente segura. O e-Delivery opera com uma tensão nominal de 650 volts. Todos os componentes do veículo são projetados para operar de forma eficiente, sendo acionados apenas quando necessário.

O e-Delivery suporta carregamento DC em até 150 kW de potência, bem acima da maioria das opções disponíveis no mercado, o que reduz significativamente o tempo de inatividade do veículo nas estações de carregamento e aumenta a disponibilidade do usuário. Para a operação, o padrão de tomada é internacional, o CCS-2, seguido também pelo mercado europeu e pela maioria dos fabricantes de veículos elétricos.

 

 

 

 

TrucksControl - Sua Frota
Compartilhar
MB - Tocantins

Deixe um comentário