Scania - Oficina da Scania

Mercedes-Benz supera marca de 110 mil pessoas atendidas por unidades de saúde

0

Iveco - A cada curva

Oito carretas do projeto “#UnindoForças” oferecem atendimento médico e assistência a comunidades carentes de localidades distantes do País

A Mercedes-Benz do Brasil e os parceiros do projeto “#UnindoForças”, que utilizam Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação para levar atendimento médico e assistência a comunidades carentes de localidades distantes de várias regiões do Brasil, alcançaram uma marca notável. Nos primeiros seis meses desta ação, completados em outubro, mais de 110.000 pessoas foram atendidas e mais de 250.000 procedimentos médicos foram realizados nas oito carretas que rodam pelo País, puxadas por caminhões da marca, como o Novo Actros.
O projeto “#UnindoForças” gerou outro resultado muito importante: em quatro meses, mais de 55.000 pessoas foram vacinadas nos dois ônibus Mercedes-Benz cedidos à Cruz Vermelha Brasileira para campanhas de combate à COVID-19.

“O projeto de Unidades Móveis de Saúde, que até aqui já acumulou 25.000 km percorridos, passando por 50 cidades, entrega carretas preparadas para várias áreas médicas, o que também acontece com os ônibus de vacinação”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Aproximamos, assim, pessoas com o objetivo de levar tratamento, serviços básicos de saúde e vacinas a quem não tem assistência médica ou tem acesso limitado, ajudando a melhorar e salvar vidas. Esta é uma contribuição importante para o País, que beneficia a sociedade e que mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social. Nossa expectativa é que mais de 250.000 pessoas sejam atendidas em três anos”.

De acordo com o executivo, o êxito e a continuidade do projeto mostram sua relevância tanto na proposta social de dar suporte às demandas de saúde em diferentes regiões, quanto no fortalecimento de parcerias que propõem a transformação da sociedade. “Nossa Empresa acredita que unir forças é o caminho mais eficiente de promover o desenvolvimento social e estamos muito satisfeitos com os passos que estamos dando nesse sentido por meio dessa ação”, afirma Roberto Leoncini.

Atendimento a caminhoneiros na fábrica de São Bernardo do Campo

Após cerca de 90 dias em Itabira (MG), a Unidade Móvel de Saúde que é operada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e que tem apoio da Vale, estaciona junto à Portaria de Recebimentos da fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP). No local, será oferecido atendimento aos caminhoneiros e caminhoneiras que entregam materiais, bem como às cristais, como são conhecidas as esposas dos caminhoneiros, com o apoio do Movimento “A Voz Delas”, da Mercedes-Benz Caminhões. Equipes do Einstein darão foco a consultas e exames que buscam promover a saúde dos profissionais do volante, visando especialmente a redução de riscos cardiovasculares. Com atendimento presencial e também suporte de teleatendimento do Einstein serão abordados aspectos do histórico familiar de saúde e doenças dos motoristas, além de riscos vinculados aos hábitos alimentares, sedentarismo, tabaco, estresse e outros.

“Em Itabira, foram atendidos mais de 1.800 pacientes do SUS em três meses”, destaca Roberto Leoncini. “Assim como ficamos muito satisfeitos em levar serviços de saúde gratuitos a moradores daquela microrregião de Minas Gerais, temos prazer agora de promover a saúde dos caminhoneiros que nos atendem em São Bernardo do Campo, como fazemos em outras iniciativas pelas estradas do Brasil, como o atual Circuito Nacional de Test Drive & Saúde, em parceria com a Revista Caminhoneiro”.

O presidente da Sociedade Beneficiente Israelita Brasileira Albert Einstein, Dr. Sidney Klajner, acompanha o desenvolvimento do programa desde a sua primeira etapa em Itabira, e lembra que a formação dessa rede colaborativa pode não apenas provocar a conscientização como também reunir um levantamento importante, que mostrará como está a saúde da população assistida no programa. “Esse projeto nos ajuda a medir, melhorar e promover acesso à saúde ”, explica ele.

Alinhamento à estratégia ESG da Mercedes-Benz do Brasil

O projeto #UnindoForças é uma iniciativa idealizada e gerenciada pela Mercedes-Benz do Brasil, com envolvimento de vários parceiros e com apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), via DEG/KfW, que está contribuindo com 4,5 milhões de Euros para a aquisição das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação. No total, serão oito carretas e dois ônibus percorrendo o País, atendendo em diversas especialidades e ajudando também em ações contra a COVID-19.
“Nossa responsabilidade com os princípios do ESG, voltados ao Meio Ambiente, à Sociedade e à boa Governança, sempre nos guiou ao longo dos 65 anos da Empresa no Brasil. E, agora, isso vai além de nosso core business de produzir caminhões e ônibus e desenvolver serviços”, ressalta Roberto Leoncini. “Dessa forma, a Mercedes-Benz reforça o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida, garantindo qualidade de vida, recursos naturais e segurança para um futuro mais sustentável”.
Governo alemão contribui para a aquisição das carretas

Com suporte oferecido pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), o governo alemão contribui com 4,5 milhões de Euros para a aquisição das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação. A participação é realizada por meio do develoPPP.de, programa do BMZ (Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico), sendo implementada pelo DEG (Deutsche Investitions- und Entwicklungsgesellschaft mbH), uma subsidiária da KfW Bankengruppe. Entre diversas ações globais, a entidade destina recursos para programas em países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas.

Além da idealização do projeto, a Mercedes Benz do Brasil contribui com o fornecimento dos caminhões e ônibus para a mobilidade das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação, além de motoristas e recursos internos para administração do projeto, totalizando cerca de 1 milhão de Euros em horas de trabalho (não monetário).

As oito carretas de saúde são projetadas e customizadas pela Fleximedical Soluções em Saúde, com construção da carroceria pela Labor. Essas unidades agilizam a realização de exames e oferecem consultas médicas em áreas como oncologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia, chegando até, em alguns casos, a realizar pequenas cirurgias, prevenindo e tratando outras doenças, como as ações para prevenção do coronavírus, como já ocorre em São Paulo.

Já as transformações dos ônibus em Unidades Móveis de Vacinação ficaram a cargo da Eco X, empresa especializada do setor. A Elber Medical forneceu as câmaras de conservação das vacinas e a Sunew, os painéis solares que garantem energia para as geladeiras de vacinas (adesivos no teto do veículo com a inovadora tecnologia OPV para o modelo rodoviário).

Volvo Trucks 2021
Compartilhar
Truckscontrol 2021

Deixe um comentário