Oferta dos novos caminhões fez a montadora crescer 80% neste ano contra 10% do mercado geral
Os lançamentos das linhas Plus e Super fizeram a Scania conquistar a liderança de mercado dos caminhões pesados no País. Essa é a explicação que o diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, Alex Nucci, deu em entrevista à editora da Revista Carga Pesada, Dilene Antonucci. “O Super de fato é aquele veículo que traz um ganho em eficiência energética na ordem de 28%. E o Plus é o caminhão que traz um ganho na ordem de 21 a 22%”, afirma.
O Plus foi lançado em maio de 2023 por demanda de clientes Scania que desejavam um caminhão com custo menor que o Super, apresentado em outubro de 2022. “O Plus veio com a finalidade de ser mais uma solução aos nossos clientes que queriam permanecer na marca, quando o mercado ainda estava na transição do Euro 5 para E euro 6, e ter um produto com desempenho similar ao que eles já tinham”, explica.
No entanto, o ganho maior em economia proporcionado pelo Super está fazendo os clientes migrarem para essa linha, segundo o diretor. “Nós trouxemos o Plus e continuamos a nossa jornada do Super até que os nossos clientes pudessem de fato comprovar que, quando nós falamos de um ganho entre Euro 5 e Euro 6, de 8%, que ele se materializasse. Isso veio acontecendo ao longo de 2023, e agora no começo de 2024”, conta.
Segundo o diretor, as vendas da Scania aumentaram 80% em 2024 na comparação com 2023, enquanto o mercado total cresceu apenas 10%. “Nós emplacamos, nesses primeiros quatro meses do ano, quase 6.800 caminhões, o que nos coloca na liderança de mercado em veículos pesados.”
Devido a “alguns distúrbios na produção e no fornecimento de componentes”, o número de caminhões vendidos da linha Plus ainda foi maior no começo deste ano. Mas, conforme explica o diretor, as vendas dos Super vão ultrapassar as do Plus. “Ao longo desse ano, o Super vai inverter essa curva pelo desempenho que ele entrega.”