Na segunda reportagem da série sobre direção econômica, vamos tratar da importância do alinhamento dos eixos da carreta. Este é um cuidado que interfere tanto no desgaste prematuro dos pneus quanto no consumo de diesel.

Segundo o engenheiro mecânico Rubem Melo, especializado em inspeção veicular e treinamento para transportadores, nem sempre o motorista percebe quando os eixos estão desalinhados, sobretudo em veículos articulados como bitrens e rodotrens: “Quanto mais longo o veículo, menos se nota”, avisa.

Quando os eixos estão desalinhados, o motor precisa de força extra para movimentar o caminhão, pois os pneus estão girando de lado, e o motor tem que arrastar o caminhão. “Se o motor tem que fazer mais força, vai gastar mais diesel. Já os pneus terão um desgaste irregular e prematuro”, explica Rubem.

Só a manutenção preventiva pode resolver este problema. O alinhamento da carreta é garantido por buchas de borracha que se gastam com as vibrações e o motorista não percebe. Além disso, existe em cada eixo o chamado braço tensor, que tem um lado fixo e um regulável. A manutenção envolve a troca das buchas e a regulagem dos braços tensores.

O serviço deve ser feito na concessionária do fabricante do implemento ou em oficina especializada. “E não adianta fazer isso só quando aparecer algum barulho, tem que ser periodicamente. Quando surge o barulho, a situação já é grave e o caminhão vinha consumindo mais do que deveria há bastante tempo”, explica Rubem.

Para quem roda só em estradas asfaltadas, em bom estado, a revisão pode ser feita a cada seis meses. Mas quem trafega em trechos mais difíceis deve fazer uma revisão mensal, sempre com profissionais especializados.

Profundidade dos sulcos influencia no consumo

A característica da banda de rodagem do pneu influencia diretamente no consumo de combustível. Palavra da Vipal, fabricante de produtos para reforma de pneus, ao divulgar os resultados da aplicação da nova linha ECO de bandas pré-moldadas, que, segundo a empresa, podem proporcionar uma economia de 9% no consumo de combustível e aumentar em 6% a durabilidade do pneu. Como se vê na ilustração ao lado, a explicação estaria no desenho da banda e na menor profundidade dos sulcos, além do composto de borracha que proporciona menor resistência ao rolamento. “Temos depoimentos de transportadores atestando as vantagens das bandas da linha ECO”, ressaltou Eduardo Sacco, gerente de marketing da Vipal.