SETEMBRO DE 2010

Luciano Alves Pereira

Lá se foi José Diniz Lobato, em julho, perto de completar 80 anos. Teve empresas de transporte de cargas e passageiros em Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte. Era muito bem relacionado nas duas especialidades.

Juntou-se aos amigos Caubi Notini (ex-concessionário Mercedes de BH), Nelcy Oliveira (ex-diretor da Minasmáquinas), Antônio Costa Neto (também ex-diretor da Minasmáquinas) e Sebastião Fernandes (ex-empresário do transporte de passageiros).

Na virada das décadas de 1940/1950, adolescente, tornou-se trocador na linha de ônibus de Guanhães e isso lhe definiu a vida. Com pouco, virou caminhoneiro, iniciando com um Ford F6. Trocou-o por uma Mercedes L-4200, a bicudinha importada, mas em 1954, o destino o conduz para o ônibus.

Compra parte da Empresa Zezé (hoje, Unir) e embica pra cima como um foguete nas noites claras de São João. Com a construção de Brasília, teve oportunidade de ganhar linha para o sertão de Goiás, devido à sua proximidade com o presidente JK.

Passados 20 anos, Diniz diversifica para o transporte de carga seca e granéis sólidos, quando funda a Transportadora Avante (Transavante), com o sócio Cândido Ferreira. A oportunidade veio-lhe às mãos através da Ciminas (hoje, Holcim), que, na época, construía uma fábrica de cimento na região.

Dois de seus filhos, Gladstone e Glauder, o sucedem nos negócios de caminhões e ônibus.