Revista Carga Pesada
A venda de arla 32 no País está aquém do esperado pelo mercado. A própria Petrobras admite. Em nota enviada à Carga Pesada em outubro, a assessoria da empresa afirmou que “há um distanciamento entre o consumo efetivo de arla 32 e o consumo projetado, considerando o volume de vendas de diesel realizado”. Rachel Risi Vianna Crespo, gerente de marketing de produto da Raízen, também confirma a informação.

Segundo a executiva, a comercialização do aditivo abaixo da expectativa se deve a alguns fatores. Um deles é são as adulterações feitas no produto e o uso do chip que faz o caminhão Euro 5 funcionar sem arla. Outra justificativa, de acordo com Rachel, é a retração no mercado de caminhões novos. Segundo a Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave), a queda é de 12% na comparação com 2013.

 

Rachel Risi Vianna Crespo, gerente de marketing de produto da Raízen

A gerente acredita que a tendência, a médio prazo, é de reversão desse quadro. “A fiscalização (pelo Ibama) vai aumentar. Adulterar o arla ou não usá-lo é crime ambiental”, destaca. Quando as vendas crescerem, o preço do produto deve cair. Outro fator que deverá contribuir para um preço mais competitivo é a venda do aditivo a granel . Por enquanto, segundo Rachel, apenas sete postos da rede Shell estão vendendo arla neste formato.

Em relação ao diesel S10, de acordo com a Raízen, o crescimento nas vendas está “dentro do esperado”. Segundo Rachel, o S10 já representa entre 25% e 30% de todo diesel vendido no País. Em relação ao preço ao consumidor, a gerente diz que as distribuidoras não podem “arbitrá-lo”. “A decisão é do revendedor. Ele tende a fazer isso com base na concorrência.”
Clube
Até março, a Shell deve bater a marca de 300 mil caminhoneiros associados ao Clube Irmão Caminhoneiro. Atualmente, são 215 mil e, em dois anos, serão 500 mil. “Estamos associando entre 10 mil e 15 mil novos motoristas por mês”, conta. Rachel ressalta que, entre os benefícios do clube, estão descontos exclusivos na rede Shell e nos parceiros “Além disso, levamos uma série de informações de interesse do caminhoneiro no nosso site, bem como conteúdos de entretenimento.”

O clube também já dispõe de 20 salas de descanso para caminhoneiros no País. “E vamos implantar mais”, avisa. Além disso, há as festas do Clube Irmão. A próxima será dia 17 de dezembro, no Posto Pelanda, em Curitiba.