FONTE: Assessoria de Imprensa

Modelo tem autonomia de 500 quilômetros com um PBTC de 40 toneladas

A Amazon acaba de realizar o seu maior pedido de caminhões pesados elétricos à bateria, escolhendo para isso mais de 200 Mercedes-Bem eActros 600. Este é também o maior pedido de veículos elétricos na história da fabricante de caminhões.

Os caminhões serão utilizados em rotas mais extensas transportando contêineres de carga de e para os centros de atendimento, centros de triagem e postos de entrega da companhia. Com mais de 140 caminhões a serem destinados ao Reino Unido e mais de 50 à Alemanha, a previsão é de que os eActros 600 transportem mais de 350 milhões de encomendas com zero emissões no escapamento.

Esse pedido foi precedido por testes práticos de um protótipo do eActros 600 em um dos centros de logística da Amazon na Alemanha.

O caminhão elétrico à bateria Mercedes-Benz eActros 600 para transporte de longas distâncias teve sua estreia mundial no final de 2023. A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora – daí a designação do modelo como “600” – e um novo eixo de transmissão elétrico desenvolvido internamente permitem que o caminhão elétrico alcance uma autonomia de 500 quilômetros sem recarga intermediária. Essa autonomia é alcançada com um PBTC de 40 toneladas, que também pode ser maior dependendo do estilo de direção e da rota.

O eActros 600 será capaz de cobrir bem mais de 1.000 quilômetros por dia.

O carro-chefe elétrico já comprovou sua capacidade várias vezes em condições reais: no uso nas operações de clientes e como parte do “eActros 600 European Testing Tour 2024”, uma viagem de teste de 15.000 quilômetros por um total de 22 países com um PBTC de 40 toneladas. Além disso, o modelo foi eleito o “International Truck of The Year 2025” por jornalistas especializados em veículos comerciais de 24 países europeus – o prêmio é o mais importante do setor.