Fontes: ANTT e Odebrecht
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou nesta quarta-feira (16 a captação de empréstimo de R$ 664 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para os investimentos iniciais de conservação, recuperação e ampliação da BR-163/MT. A rodovia, chamada Rota da Soja, está sob a responsabilidade da empresa concessionária Rota do Oeste, do grupo Odebrecht Transport S/A.
A Rota do Oeste venceu o leilão do trecho, realizado em 27 de novembro de 2013, ao oferecer o valor da tarifa de pedágio de R$ 0,02638 por quilômetro. O deságio – diferença do valor máximo estabelecido no edital e o montante oferecido pela empresa vencedora da concessão – ficou em 52%. A tarifa média de pedágio será de R$ 2,63.
No total, os investimentos ficarão em torno de R$ 4,6 bi ao longo dos 30 anos. A concessão consiste na exploração, por 30 anos, da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade de trecho da rodovia com extensão de 850,9 km – entre a divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul e a cidade de Sinop.
Segundo a Rota Oeste, nos cinco primeiros anos serão investidos R$ 2,4 bilhões para a duplicação de um trecho de 453,6 km entre a divisa do Mato Grosso com o Mato Grosso do Sul e a cidade de Rondonópolis. Serão nove praças de pedágio que começarão a operar quando pelo menos 10% (45,3 km) da duplicação estiverem concluídas.