Reportagem veiculada pelo Jornal da Globo na sexta-feira (14) mostra que as principais agências reguladoras do País estão desaparelhadas. E diz que a da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) é a pior. Desde que a recondução de Bernardo Figueiredo à direção geral da ANTT foi rejeitada pelo Congresso Nacional, há quase dois anos, a agência é dirigida por um interino: Jorge Luiz Macedo Bastos. Também estão sob responsabilidade de interinos, ou vagos, os outros quatro cargos de direção.
A ANTT é responsável pela fiscalização das rodovias federais concedidas e por vários outros assuntos relacionados ao transporte rodoviário de carga. É a agência, por exemplo, que disciplinou o pagamento eletrônico de fretes aos caminhoneiros autônomos, após o “fim” da carta-frete.
Segundo a reportagem do Jornal da Globo, o Tribunal de Contas da União (TCU) vem alertando o governo sobre a situação das agências reguladoras, mas nenhuma providência foi tomada. “(Se a situação não for resolvida), nós não teremos serviços públicos que possam atender dignamente os nossos usuários”, diz o representante do TCU, Aroldo Cedraz.
O governo afirmou ao Jornal da Globo que está em andamento um concurso público para contratar 800 funcionários para as agências.
Clique aqui para ver a reportagem.