Fonte: Ministério dos Transportes
A ANTT iniciou, este mês, testes em equipamento com tecnologia OCR – Optical Character Recognition –, ferramenta que permite a leitura automática de placas de veículos, ainda que transitem em alta velocidade. O equipamento realiza consultas à base de dados da ANTT em tempo real e indica, por meio de alertas, os veículos que estão em situação irregular. Os testes acontecem na Rodovia Presidente Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo.
A ação propõe avaliar a utilização de recursos tecnológicos na identificação de veículos, melhorando a produtividade das equipes de trabalho, além de garantir a manutenção da segurança viária e a regularização do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).
A tecnologia poderá se transformar numa importante ferramenta para a ação fiscalizatória da Agência. Com a prévia identificação dos veículos e verificação de irregularidades no cadastro, a fiscalização será mais efetiva e evitará abordagens desnecessárias. Hoje, a fiscalização dos veículos é feita, em sua maioria, por amostragem.Os testes acontecerão até o final do mês de maio em diversos postos da Nova Dutra.