Limitação na capacidade de endividamento é um dos fatores que levam a este baixo índice de investimento
Embora cerca de 86% da população brasileira dependa do ônibus para se deslocar diariamente, somente 5% dos municípios brasileiros possuem um plano de mobilidade urbana que proporcione maior eficiência ao sistema de transporte de passageiros. Limitação na capacidade de endividamento dos municípios em função da lei de responsabilidade fiscal seria um dos fatores que levaram a este baixo índice de investimento.
Os dados são da NTU, a associação das empresas de transporte urbano, uma das entidades que promove a Lat.Bus Transpúblico, feira destinada ao setor de transportes de passageiros que acontece esta semana em São Paulo.
São nada menos que 50 milhões de pessoas que dependem do ônibus para se deslocar diariamente no País. Mesmo assim, em algumas regiões, até 30% da população é obrigada e se deslocar a pé por não ter acesso às linhas de ônibus ou por não ter condições de arcar com os custos da passagem.
RETOMADA – O Brasil é o quarto maior mercado de chassi de ônibus no mundo. E a Lat.Bus Transpúblico ocorre num momento de retomada dos investimentos em renovação de frota por parte do empresariado. As vendas de ônibus no primeiro semestre de 2018 foram 50% maiores que no mesmo período do ano passado. A estimativa é que no balanço final este ano supere em 25% o volume de unidades comercializadas em 2017.
Todas as montadoras de ônibus estão presentes na feira que reúne mais de 80 expositores. Pensando no coletivo, pensando no futuro foi a mensagem da Mercedes-Benz na Lat.Bus. O piloto automático adaptativo ACC, um sistema semiautônomo de direção, é uma das novidades apresentadas pela montadora. O lançamento está disponível para os chassis rodoviários 0 500 RS e RSD. Com a tecnologia, a marca diz que antecipa o futuro do ônibus autônomo.
O Grupo Águia Branca acaba de adquirir um lote de veículos com esta tecnologia e pacote completo de segurança. Valter Barbosa, diretor da área de ônibus, comemora 60% de participação de mercado 42% de crescimento nas vendas.
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Líder no mercado latino-americano, a Marcopolo apresenta na Lat.Bus a linha de rodoviários New G7 e o micro-ônibus rodoviário Sênior.O estande de 2.400 m2 reúne ainda novidades das outras duas marcas do grupo, a Neobus e Volare.
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A Volare é a montadora líder do segmento de micro-ônibus.Ligada a Marcopolo, a marca tem 50% de participação de mercado com mais de 65 mil unidades produzidas em 20 anos de atuação. Uma das novidades apresentadas na Lat.Bus é um micro-ônibus 100% elétrico e com todos os itens de acessibilidade.
Veja cobertura completa do evento na próxima edição da Revista Carga Pesada em breve neste site.