O caminhoneiro autônomo que quiser calcular frete justo para seu trabalho conta agora uma ferramenta que facilita esse trabalho. O engenheiro Antonio Lauro Vadívia Neto, em parceria com a C2 Agência de Publicidade, desenvolveu o Cálculo de Frete Autônomo, aplicativo que está disponível gratuitamente na Google Play.
Conforme explica Valdívia, há duas formas de o caminhoneiro utilizar o aplicativo: uma para calcular quando deve cobrar e outra para saber se o valor oferecido a ele pelo embarcador compensa a viagem. “Nos dois casos, o caminhoneiro precisa informar no aplicativo o modelo do seu caminhão, o tempo de viagem, a distância a ser percorrida e mais algumas variáveis relacionadas ao custo”, explica.
Se quiser um resultado mais preciso, há a opção de acessar um outro recurso com um cálculo mais detalhado para ambas as situações. “Nesta opção, o aplicativo permite que os dois principais custos de transporte, o combustível e o custo com mão de obra (motorista e ajudante), sejam lançados aproximando mais o resultado da realidade do usuário”, conta.
O sistema apresenta o frete por tonelada, por viagem e por quilômetro, além de um demonstrativo com os custos envolvidos na operação de transporte calculada.
Valdívia afirma que há muito tempo vem planejando desenvolver a ferramenta. Ele costuma dar palestras para o setor de transporte e conhece a dificuldade que os motoristas têm de calcular o valor correto do frete. “O aplicativo facilita a vida do autônomo e é uma oportunidade para ele conhecer melhor seus custos e rentabilidade”, ressalta.
A ferramenta também pode ser consultada pelo site www.calculodefrete.com.br. Sua utilização é gratuita nos dois formatos.
Autor: Nelson Bortolin/Revista Carga Pesada