Por Gilberto Leal*

 

Os motores diesel, que movimentam este país de dimensões continentais transportando pessoas e bens, foram alvo de discussão e análise durante o 11º Fórum Diesel.

Sua história no Brasil, desde sua introdução até os desafios que o cercam nos próximos anos, foram detalhados pelo chairman, Sr. Phillip Schiemer.

De forma inédita e inovadora, deu-se voz ao cliente. Em uma demonstração de pleno acerto a esta iniciativa, clientes vieram ao plenário e apresentaram o que se passou durante os dois anos e meio de utilização de motores diesel PROCONVE P7 / EURO 5 no Brasil. Debate baseado em pesquisa envolvendo 113 empresas associadas à NTC & Logística; a experiência de um sindicato patronal do Rio de Janeiro, a FETRANSPOR, bem como o depoimento de uma empresa com mais de 800 ônibus urbanos, deram vida e orientação para o futuro do desenvolvimento deste eficiente motor no Brasil. Lições como estas tem que ser aprendidas pela comunidade diesel brasileira.

A contextualização do presente e do futuro, tanto sob a perspectiva econômica quanto a estratégica, envolvendo análise de mercado futuro e oportunidades do Inovar Auto, foram temas do segundo painel. O resultado demonstrou que o crescimento sustentável da indústria precisa estar lastreado em planejamento sólido e de longo prazo — algo não muito comum na volatilidade legislativa brasileira — que contudo é fator determinante para se alcançar eficiência e eficácia na engenharia da mobilidade.

O desenvolvimento de motores e o aumento da sua eficiência energética foram discutidos no terceiro painel. A redução do atrito interno, como também a diminuição de perdas aerodinâmicas e mecânicas, permitem configurações que elevam o rendimento energético do motor Diesel de 42% para 46%. Este aspecto deve ser analisado em profundidade. O caminho foi mostrado e a engenharia da mobilidade precisa se aprofundar nesta direção.

O Fórum demonstrou em seu quarto painel que não basta saber fazer. É necessário pensar como fazer. Também com uma certa e acertada dose de ineditismo, tivemos o prazer de ver o que o SENAI tem feito com respeito a atitudes de inovação. O SENAI discorreu acerca do que nossos profissionais precisam aprender, do que precisam deixar de lado e do que precisam aplicar para obterem um desenvolvimento rápido e eficaz em curto espaço de tempo. O SENAI mostrou que a forma de encarar o negócio pode e precisa ser mudada. Não há mais espaço para grandes dinossauros com inércia criativa. Ou projetamos rapidamente ou estamos fora do jogo. Realidade dura, mas plenamente presente em nossos dias atuais.

Os sistemas de tratamento de gases, demonstrados neste quarto painel, são igualmente revolucionários. Aqui, a tendência de aumento de eficiência na queima de combustível — minimizando as emissões de material particulado tanto dentro como fora do motor e delegando ao sistema de escape a função de reduzir os óxidos de nitrogênio – foi apresentada de forma irrefutável e indicando os rumos para a engenharia do futuro.

No fechamento do Fórum, não poderíamos deixar de conhecer os resultados das ações ocorridas no último ano do movimento “Aprove Diesel”. O motor diesel para carros de passeio ganhou parceiros e simpatizantes no Congresso Nacional. Deputados defendem a causa. A eficiência energética do motor Diesel está se fazendo perceber.

Neste momento, necessitamos, contudo, de uma merecida pausa. O país terá novos rumos após as eleições presidenciais e o movimento também!

11º Fórum Diesel: um fórum rico e inesquecível, que contribuiu de forma significativa para a engenharia da mobilidade nacional – e, certamente, influenciará tendências internacionais também.

*Gilberto Leal é Físico e Consultor, coordenou o grupo de Conteúdo do 11º Fórum Diesel