Na Conferência Anual da Shacman, entre os dias de 28 a 31 de Janeiro de 2015 na cidade de Zhuhai, litoral sul da China, foi assinada a joint venture – ou acordo de empreendimento conjunto – entre a SHAANXI Automotive Group e a METRO-SHACMAN. O evento contou com executivos e colaboradores da empresa, autoridades, representantes da marca SHACMAN da América Latina, Ásia, Austrália, Oriente Médio e África.
Segundo o site Automotive Business, o novo acordo prevê um investimento de US$ 100 milhões para a instalação da linha de montagem em Tatuí, no interior de São Paulo, conforme comunicado divulgado na sexta-feira, 20. A Shacman produziu na China em 2014 aproximadamente 102 mil caminhões, sendo 13 mil para exportação e teve faturamento da ordem U$6,5 bilhões de dólares. No Brasil, de acordo com dados da Anfavea, as vendas da Shacman somaram 51 unidades no ano passado, sendo que em 2013 os licenciamentos foram de 31 caminhões.
“Celebramos um marco importante para a produção de veículos Shacman no Brasil, com total apoio de um dos maiores fabricantes deveículos do mundo”, comentou o CEO Reinaldo Reis Vieira.
A METRO-SHACMAN foi a primeira empresa de caminhões de marca chinesa a se habilitar ao INOVAR-AUTO, e já tem sua linha de caminhões pesados homologados para o Brasil. Desde 2011 foram importados caminhões da Shacman para testes de homologação e comercialização no mercado. Na edição da FENATRAN de 2013, a empresa brasileira apresentou ao público seu veiculo conceito com mais de 60% de conteúdo brasileiro, desenvolvido em parceria com fornecedores locais.
Em 2014 a empresa se associou á ANFAVEA, novamente sendo a primeira marca chinesa de caminhões à fazer parte dessa entidade, que representa os fabricantes de veículos automotores no Brasil. Com área própria de 54.000m2, sendo 12.000m2 de área construída na cidade de Tatuí, São Paulo, a SHACMAN do Brasil irá produzir seus primeiros caminhões pesados já em 2016.
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