A Mercedes-Benz promoveu no início de dezembro o Tech Day, evento cujo objetivo foi demonstrar tecnologias de assistência de direção presentes nos veículos da marca. A empresa utilizou a pista do Autódromo de Piracicaba (SP) para mostrar na prática o funcionamento de sistemas como o Assistente Ativo de Frenagem (ABA), presente no caminhão rodoviário Actros, que identifica tanto os obstáculos em movimento à frente do caminhão, quanto aqueles que estão parados na via.

Desenvolvido pela Mercedes-Benz, a tecnologia intervém automaticamente em caso de risco de colisão, auxiliando o motorista e reduzindo os impactos de um eventual acidente.

Denominado Megaspace Segurança, trata-se na verdade de um conjunto de sistemas que oferece o assistente ativo de frenagem (Active Brake Assist – ABA), atuando em conjunto com um sensor de proximidade e o retarder. Em caso de emergência ou distração do motorista, o sistema reduz automaticamente a velocidade do caminhão,  evitando uma colisão. Além disso, um sistema orientador de faixa de rolagem dispara um alarme quando o caminhão está saindo da sua pista.

Este conjunto de equipamentos é opcional e pode ser adquirido por R$ 20 mil. Segundo testes realizados pela Associação das Seguradoras Alemãs, a tecnologia de frenagem autônoma pode reduzir em 50% o risco de colisões traseiras.

Ela é um indicativo do que acontecerá com o caminhão no futuro. No ano passado, no Salão de Veículos Comerciais de Hanover, na Alemanha, a Mercedes-Benz apresentou seu protótipo de caminhão autônomo, um Actros 1845 com sistema autônomo de direção, que o permite rodar a 80 km/h em estradas sem que o motorista precise dirigir, embora tenha que estar presente, num sistema semelhante ao que acontece na pilotagem de aviões de grande porte. A Mercedes-Benz acredita que até 2020 o caminhão de direção autônoma será uma realidade. Saiba mais sobre este assunto visitando o site www.cargapesada.com.br.

“Segurança é um dos principais pilares da Mercedes-Benz desde 1886, com a invenção do automóvel e, hoje, oferecemos tecnologias desenvolvidas para contribuir tanto para a segurança dos condutores quanto dos pedestres, motociclistas e ciclistas. Além disso, acreditamos que o desenvolvimento de sistemas de assistência cada vez mais avançados contribui muito para a interação entre veículos, tornando regiões com tráfego intenso mais dinâmicas e seguras”, afirma Luiz Carlos Moraes, diretor de Relações Institucionais daMercedes-Benz do Brasil.

REDES SOCIAIS – A Mercedes-Benz acaba de superar a marca de 1.000.000 de seguidores em sua fanpage de Caminhões no Facebook. Com esse resultado, a empresa demonstra a alta regularidade de atualizações nas notícias para os fãs da marca, além de comprovar a grande interação com seus usuários nas redes sociais.

De acordo com Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, o Facebook é muito importante para ampliar o alcance das iniciativas de comunicação e relacionamento da marca. “Nós estamos utilizando cada vez mais as redes sociais para interagir com diversos públicos. Também pelo Facebook, estamos ouvindo o que as estradas têm a nos dizer, o que nos incentiva a desenvolver e criar soluções para cada nova demanda do mercado e dos nossos clientes”, diz o executivo.

Na página da Mercedes-Benz Caminhões no Facebook, os fãs acompanham detalhes de todas as novidades que a marca introduz no mercado, antes mesmo do produto ser revelado oficialmente. Como exemplo, o último grande lançamento da marca – o caminhão Actros rodoviário Mix Road – contou com diversos teasers até a apresentação oficial.

Os usuários também encontram na fanpage notícias sobre produtos, peças, serviços e eventos, além de informações importantes para quem vive nas estradas, como mudanças em pedágio e obras em rodovias, todas elas atualizadas diariamente.

Outro destaque é a interação com os próprios usuários. Todos os comentários são curtidos e/ou respondidos pela Central de Relacionamento com o Cliente. Isso faz com que a Mercedes-Benz seja reconhecida no mercado por efetivamente interagir com os clientes e admiradores da marca nas redes sociais, dando retorno rápido e com qualidade nas informações.

“Esse resultado no Facebook nos traz imensa satisfação e orgulho”, afirma Roberto Leoncini. “Se somarmos os seguidores de nossas fanpages de caminhões, ônibus e vans, superamos o número de 1.430.000 seguidores”.