Nelson Bortolin

O BNDES promete que, em outubro ou no mais tardar em novembro, já estará disponível nos bancos uma linha para financiar caminhões usados, com juros de 8,7% ao ano. Ela vale para micro, pequenas e médias empresas. As grandes também poderão se beneficiar com juros de 8,8%.

O chefe de Departamento chefe do Departamento de Financiamento a Máquinas e Equipamentos, Paulo Sodré, explicou à Carga Pesada que este Finame deve valer até setembro de 2013. “Poderão ser financiados caminhões com até cinco anos de fabricação”, ressalta. A linha vai financiar até 80% do bem, em até 60 parcelas, com seis meses de carência.

A ideia é ajudar a renovar a frota brasileira e também, segundo Sodré, colaborar com o mercado de caminhões novos. Os frotistas terão melhores condições de vender seus seminovos e, consequentemente de comprar novos.

Paulo Sodré explica que o Finame para usados, ao contrário do oferecido para novos, tem taxa variável pela TJLP e que, nesses casos, o spread da instituição financeira que irá operá-lo é “a combinar”.

No Finame PSI, que permite a compra de novos, a taxa é fixa (foi baixada para 2,5% ao ano) e o spread bancário vai de 1,7% a 3% dependendo do porte da empresa que faz o financiamento.

Questionado se os bancos se sentirão estimulados a operar a linha de usados, cujo spread é “a combinar”, ele garante que sim. “O que nós procuramos é falar para o banco que nós não competimos com eles. Eles têm produtos que nós não temos. Quando o banco oferece um Finame do BNDES, ele está fidelizando seu cliente, que vai comprar outros produtos dele”, declara.

O financiamento de um caminhão por CDC, com dinheiro dos bancos comerciais, tem juros em torno de 1,8% ao mês.