O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou o Programa BNDES Especial de Refinanciamento para os Setores de Bens de Capital e de Transporte Rodoviário de Carga – BNDES Refin BK e Transporte, por meio da Carta Conjunta SUP/AC 019/2012 SUP/AOI 242/2012, de 4 de outubro.

São beneficiárias as empresas do setor de fabricação de máquinas e equipamentos inclusive ônibus e caminhões, códigos C28, C29.2, C29.30-1/01 e C29.30-1/02 CNAE do IBGE e Empresas do Setor de Transporte Rodoviário de Carga, código H49.3, CNAE do IBGE.

O objetivo é refinanciar para as beneficiárias acima mencionadas as prestações vencidas e não pagas nos últimos quatro meses, contados retroativamente a partir do mês de protocolo da solicitação no BNDES, e ainda refinanciar as prestações que virão a vencer na sua totalidade.

As condições financeiras do contrato original serão mantidas, alterando-se o prazo mediante alongamento que poderá contemplar até 12 meses de carência a contar da data da formalização do refinanciamento e até 24 meses a serem acrescidos ao prazo remanescente.

Durante o período de carência serão cobrados os encargos financeiros do contrato, trimestralmente nos casos de contratos com previsão de amortização mensal. Após o período de carência os encargos serão cobrados mensalmente junto com o pagamento do principal. Nos contratos com periodicidade de pagamentos que não seja mensal, continuarão a ter mesma periodicidade do contrato original.

As “solicitações de refinanciamento poderão ser protocoladas no BNDES para homologação a partir do dia 15 de outubro de 2012 e até o dia 30 de setembro de 2013, mediante encaminhamento de documento (Solicitação de Refinanciamento) constante como anexo da Carta Conjunta, disponível junto ao Agente Financeiro.

A medida foi pleiteada ao banco pela NTC&Logística. 

Clique no link para ver a íntegra da Carta Conjunta: http://www.ntcelogistica.org.br/arquivos/noticias/bndes_refinanciamento.pdf