A grande maioria dos transportadores desconhece que, ao investir num programa de gerenciamento de pneus, irá colher frutos também na conta de combustível, na opinião do consultor Hiroshi Matsumaga, especialista em gerenciamento de pneus.
Os pneus, segundo Hiroshi, influenciam o consumo de combustível devido à Resistência ao Rolamento (RR). Ele explica que, conforme os pneus giram ao movimentar o veículo, é criada uma força de resistência contrária ao sentido de rolamento. Duas fontes de perda de energia compõem esta força: uma criada pela flexão da parede lateral do pneu e outra pela deformação e compressão da banda de rodagem contra o solo. Quanto maior a intensidade desta força, maior a RR e, consequentemente, maior o consumo de combustível.
A RR dos pneus é variável e depende de fatores ligados à construção do pneu, como o desenho, se é radial ou diagonal, a profundidade dos sulcos ou escultura e compostos de borracha utilizados. Outros fatores que influenciam são a calibragem, o alinhamento e o balanceamento.
Para Hiroshi, existem hoje sistemas eficientes de gerenciamento e controle que podem proporcionar este ganho cruzado – nos pneus e no combustível. E cada empresa deve coletar e analisar os dados relativos a sua operação para verificar a viabilidade de realizar investimentos nesta área e reduzir seus custos operacionais.