Tradicional parceiro da marca, a paranaense Budel Transportes acaba de adquirir 53 unidades do Mercedes-Benz Axor para ampliação e renovação de frota. Eles estão sendo utilizados em composições rodotrem de 9 eixos e 74 toneladas de PBTC no transporte de cana de açúcar no interior de São Paulo. Operam principalmente em vias fora de estrada, além de alguns trechos mistos.
A Budel Transportes foi um dos primeiros clientes a adquirir o Axor 2644 logo que o veículo chegou ao mercado. “Mesmo assim, testamos quase todos os cavalos mecânicos da Mercedes-Benz, o que nos deu parâmetro de comparação com outras marcas. Recentemente, experimentamos os modelos 6×2, os quais tiveram uma evolução em termos de consumo de diesel. Na aplicação rodoviária, por exemplo, saímos de um consumo de 2 para 2,15 km/l com um caminhão sem redução nos cubos, o que nos deu uma economia em torno de 7,5%”, explica Marcus.
A resistência e durabilidade dos caminhões Axor também ganharam a aprovação da Budel Transportes, assim como a eficiência na reposição de peças. “Temos caminhões rodoviários ano 2007 ainda em operação. Em 2003, quando compramos o primeiro pesado com motor OM 457, a Mercedes-Benz deu um salto na questão da durabilidade. Chegamos a renovar a frota com veículos que já tinham 1.300.000 km sem ter feito reparo no motor”, afirma Marcus. “Além disso, no que se refere a peças de reposição, as outras marcas ainda estão muito atrás da Mercedes-Benz”.
Os caminhões Mercedes-Benz sempre ocuparam papel de destaque na trajetória da Budel Transportes. Além do L-312 em 1967, Darci Budel adquiriu um L-1111 ano 1968 e depois um L-1313 ano 1972, veículos utilizados no transporte de madeira. Em 1976, comprou seu primeiro caminhão zero, um 1513, passando a trabalhar com caminhão caçamba.
Em 1983 foi fundada a Budel Transportes e, a partir daí, a empresa começou a comprar veículos em maior escala. Hoje, conta com uma frota própria de 195 veículos. São 141 unidades Mercedes-Benz: 113 caminhões Axor (modelos 2831, 2544 e 2644), 10 Actros e 10 Atego, além de 4 microônibus LO-915, 2 ônibus OF-1721 e 2 Sprinter. Ela transporta uma média de 52.800 toneladas por mês na operação rodoviária e de 625.000 toneladas por mês na atividade fora de estrada.