Pelo menos 80% dos caminhões da linha F e 90% dos ônibus rodoviários da Volvo saem de fábrica atualmente equipados com a caixa de câmbio eletrônica I-Shift. Estes números, aliados ao fato do Brasil ser hoje o maior mercado para a marca, levaram a montadora a investir em uma fábrica destas caixas que até agora eram importadas da Europa.
A inauguração aconteceu ontem (29) no complexo industrial localizado em Curitiba. A empresa inicia também a produção local dos motores de 11 litros. No total foram investidos R$ 25 milhões e o Brasil passa a ser o primeiro país a ter uma fábrica da caixa I-Shift fora da Suécia, sede mundial do Grupo Volvo.
Lançada em 2003 no Brasil a caixa I-Shift ganhou a preferência do cliente da marca Volvo porque proporciona até 5% de economia de diesel – na comparação aos veículos com acionamento manual – por manter o motor sempre na faixa econômica. Além disso, evita patinação e prolonga em até 30% a vida útil dos pneus de tração.
Por definir eletronicamente o melhor momento para a troca de marchas, chega a dobrar a vida útil dos discos de embreagem. Para completar, aumenta o conforto e reduz a fadiga do motorista pois elimina a necessidade das 600 trocas de marchas que o operador é obrigado a fazer em média com os câmbios manuais durante um dia de serviço.
E o motorista pode escolher o modo de condução: econômico, quando está em velocidade de “cruzeiro”, ou de potência quando está operando em um trecho mais íngreme. “O mercado é sábio e o transportador sabe fazer contas”, analisa Bernardo Fedalto, gerente de caminhões da Linha F.
Os motores de 11 litros, agora também nacionalizados, equipam os caminhões da linha FM e chassis de ônibus pesados da marca: “A produção local deste motor da mais agilidade para a operação brasileira”, informa Nilton Roeder, diretor de powertrain da Volvo Latin America.