Novidade da Volkswagen é indicada para entregas na zona rural e serve de apoio à mineração e à construção civil

A MAN/Volkswagen mostrou aos jornalistas nessa quarta-feira (25), em sua fábrica de Resende (RJ), as novidades que vai levar para a Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran), que será realizada em São Paulo, de 14 a 18 de outubro. A principal é a versão 4×4 do caminhão leve Delivery 11.180.

O veículo é indicado para o transporte de mercadorias ou prestação de serviços específicos em ambientes como fazendas e especialmente no segmento eletricitário. E também como carro de apoio para mineração, construção civil e agronegócio. Segundo a montadora, clientes de diversos segmentos participaram do desenvolvimento do produto.

Entre as novidades, o Delivery 4×4 tem ângulo de ataque que supera 30%, o que representa ganho de 52% na comparação com a versão 6×2. E vem com eixo de tração dianteiro desenvolvido em parceria com a Dana e tração com caixa de transferência Marmon Herrington com dupla velocidade.

O caminhão tem traseira reforçada e eixo traseiro com sistema de bloqueio no diferencial para mais eficiência em terrenos acidentados.

Disponível com entre eixo de 4.000 mm, segundo a montadora, o veículo consegue encarar qualquer desafio numa plataforma de carga mais alta, com comprimento de 5.600 mm. A suspensão dianteira e traseira reforçada e eixo traseiro com sistema de bloqueio no diferencial ajudam a promover eficiência em terrenos acidentados e de baixa aderência.

O novo Delivery foi desenvolvido para permitir o uso de reboque e traz de série pneus de uso misto específicos (235/75 R17.5) para operações com tração integral.

O veículo se beneficia ainda das mesmas vantagens de sua versão 4×2. Tem o maior peso bruto total de sua categoria, com 10,7 toneladas. São 175 cavalos de potência e torque máximo de 600 Nm numa ampla faixa de rotações.

Para facilitar a implementação, vem preparado para a instalação de uma PTO e traz em seu pacote de opcionais itens como farol de milha, grade dianteira e guincho elétrico, além de um visual diferenciado, com acabamento especial nas rodas e nas portas.

MAIS NOVIDADES

Luciano Cafure, gerente executivo de Marketing

Entre outras novidades que serão apresentadas na Fenatran, está o novo semipesado Constellation 24.280 V-Tronic, que chega agora equipado com a nova transmissão automatizada Eaton MHD de dez velocidades.

O resultado, segundo a montadora, é a máxima capacidade de controle nas trocas de marcha, redução de consumo de combustível de até 3% na média da frota com a padronização do consumo e mais facilidade de manobras em baixa velocidade e ré. “Nosso líder absoluto de vendas há 10 anos, o Constellation 24.280 ganha caixa automatizada. Mas a versão mecânica continuará disponível”, explica Luciano Cafure, gerente executivo de Marketing da montadora.

A MAN/Volkswagen também vai mostrar os modelos VW Delivery 9.170 e 11.180om nova versão V-Tronic, que pode gerar um incremento no lucro operacional de cerca de 10%.

A linha MAN TGX estende sua lista de atributos com uma dose extra de conforto: a suspensão pneumática. O item passa a ser um opcional para o cavalo mecânico TGX 28.440, versão 6×2.